Saúde de Irati amplia vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades

 

Publicado em: 03/04/2023 11:12

Whatsapp

 

A partir desta segunda-feira (3), pessoas entre 12 e 59 anos, com comorbidades, poderão receber a dose de reforço contra a Covid-19 com as vacinas bivalentes. A recomendação do Ministério da Saúde é para quem já recebeu ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. Além do novo público, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e imunocomprometidos também podem procurar a unidade de saúde de referência para receber a dose.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deve ter completado o esquema vacinal primário com as duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada há no mínimo quatro meses. Todos os que se enquadrem nos critérios de vacinação devem procurar a unidade de saúde de referência, portando Carteirinha de Vacinação, CPF e/ou Cartão SUS das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.
Os novos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde utilizam as cepas originais do Sars-CoV-2 e as cepas que são sublinhagens da variante Ômicron, predominante no mundo. As principais características da nova vacina são: o imunizante já vem diluído, a tampa do frasco – com seis doses – é cinza; cada dose deve conter 0,3 ml e só pode ser utilizado como dose de reforço.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização da população, que é a forma mais eficiente de evitar a doença, assim como de controle da pandemia.

Confira a relação de comorbidades elencadas para vacinação:
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita no adulto
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Diabetes mellitus
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Doença hepática crônica
Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
Doença renal crônica
Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Obesidade mórbida
Pneumopatias crônicas graves
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Síndromes coronarianas
Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
Valvopatias