Capacitação do CMDCA convoca conselheiros a trabalhar em equipe

Publicado em: 01/03/2013 00:00

Na quarta-feira (27) ocorreu capacitação do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati). O evento reuniu conselheiros, representantes de entidades e administração pública na Câmara Municipal. O prefeito de Irati, Odilon Burgath, realizou a abertura do evento. Odilon listou as ações voltadas às crianças e adolescentes realizadas no início do mandato, que irá completar 60 dias. O prefeito destacou serviços de limpezas e reparos em escolas e ônibus, a contratação de professores, merendeiras e auxiliares administrativos para escolas municipais, entre outras iniciativas. O material didático será estendido para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa é uma das novidades que irão trazer mais qualidade ao ensino, afirmou. A adequação de terrenos para a construção de três novas creches e ações tomadas para a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Canisianas também foram descritas. A adesão a projetos e parcerias foi enfatizada por Odilon, além do encaminhamento de projetos de lei que prevêem a subvenção a entidades que prestam assistência a crianças. Os serviços de saúde, como a mobilização do município para ampliar o posto de saúde da Vila São João e a reabertura de consultórios odontológicos também foram mencionadas pelo prefeito. O palestrante, Carlos Eleandro de Oliveira, destacou a necessidade de articulação para fortalecer a rede de atendimento à criança e ao adolescente. Os recursos federais estão aí e nós precisamos saber acessá-los, afirmou. O trabalho em equipe para conquistar esses recursos e fortalecer as iniciativas de proteção das crianças de adolescentes, disse o palestrante, é determinante. Neste trabalho, deve-se envolver não apenas os conselheiros, mas as secretarias municipais e todos os órgãos governamentais ou não que possam contribuir. Nós nascemos para viver em comunidade, ajudando e sendo ajudados. O trabalho em equipe é uma necessidade na busca pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, conclamou. Carlos Eleandro de Oliveira, graduado em Engenharia de Telecomunicação, Administração e Teologia. Tem especialização em Gestão de Pessoas, Gestão Social, Desenvolvimento Social Sem Fins Lucrativos e Participação Cidadã. ?? mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.