A Prefeitura de Irati, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, iniciou na última semana os treinamentos de Jiu-Jitsu para atletas e paratletas do Município. As aulas são gratuitas e acontecem no Centro da Juventude todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã, às 9h e tarde, às 14h. O público alvo são alunos a partir de quatro anos, sem limite de idade.
Os treinamentos são ministrados pelo paratleta e campeão mundial de Parajiu Jitsu Nogi, Herverton Gil. “Esse projeto na realidade nasceu já fazem três anos. Era um sonho torná-lo realidade. No início do ano eu fui campeão mundial de Parajiu Jitsu Nogi e as portas se abriram, surgindo a oportunidade de ministrar as aulas na minha própria cidade”, conta o instrutor.
Heverton ainda destaca que o projeto nasceu com o intuito de incluir e introduzir o esporte para pessoas com deficiência, desmistificando que pessoas com essa condição não podem praticar esportes. “Eu sou o instrutor e sou paratleta, meu intuito é mostrar para eles que nada pode limitar se realmente quiserem fazer e se dedicar. Esta é a magia do esporte, ele é para todos”, aponta.
Mais informações para participar podem ser obtidas pelo telefone 3132-6266. As inscrições podem ser feitas nos dias das aulas.
SOBRE O INSTRUTOR
O paratleta iratiense Heverton, de 25 anos, iniciou carreira no paratletismo, quando ainda estudava no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, através dos professores Eliton e Emerson, ainda em 2015. Depois disso, Heverton recebeu um convite para treinar em Curitiba, ainda na modalidade do paratletismo. Foi lá que descobriu a paixão pelo jiu-jitsu e decidiu mudar os rumos da carreira.
Antes de ir para o mundial, o paratleta já havia disputado outros campeonatos, como o paranaense, brasileiro e sul-americano, inclusive o South American Pro, no qual conquistou a vaga para o mundial.