Em Brasília, prefeito Jorge Derbli pede melhorias e mais segurança na BR-153

Publicado em: 27/04/2023 17:25

O prefeito de Irati e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Jorge Derbli, participou em Brasília, na quarta-feira (26), de uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com o com o presidente do DNIT, Fabricio Galvão. Na pauta estava a BR-153, que necessita de melhorias e mais segurança.

A audiência com o ministro foi intermediada pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e pela deputada Gleisi Hoffman (PT) e reuniu prefeitos e vereadores de vários municípios dos Campos Gerais e da região Centro-Sul.

De acordo com o prefeito Derbli, “foi uma reunião muito importante, em que solicitamos melhores condições e adaptações na BR-153, que corta a nossa região. Para o trecho de Irati, em especial o da Vila São João, pedi que seja colocada uma passarela e que melhorem a sinalização, acostamentos, recape, enfim, itens que proporcionem mais segurança”, explica.

Segundo o prefeito de Irati, o ministro Renan Filho sinalizou de forma positiva o atendimento das solicitações. “As rodovias federais voltarão a ter pedágio, então haverá recursos disponíveis para melhorar a infraestrutura dessa rodovia, que tem grande fluxo de veículos e precisa receber essa atenção”.

O grupo que se encontrou com o ministro e com o presidente do DNIT  ainda tratou sobre a conclusão das obras da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) e também da Rodovia Transboiadeira (BR-487). "A reunião foi muito produtiva e com certeza avançamos. O ministro ouviu as demandas das lideranças presentes na reunião e assumiu o compromisso de iniciar o processo de Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental da Obra (EVTEA), que é o primeiro passo. Depois entra a fase da elaboração do projeto e da inclusão no orçamento. Temos problemas graves, como o caso de Imbituva, por onde passam centenas de caminhões diariamente por dentro da cidade, trazendo transtornos à população, além de acidentes em outros trechos que certamente podem ser evitados. Sem falar no impacto econômico positivo que isso trará para a região", revelou Aliel.

O único trecho da rodovia BR-153, que liga o Rio Grande do Sul ao Pará, que ainda necessita das obras para finalização passa pelos municípios de Tibagi, Ipiranga e Imbituva, num total de 62 quilômetros.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes na reunião os prefeitos de Rio Azul, Leandro Jasinski, de Rebouças, Luiz Zak, de Imbituva, Celso Kubaski, de Ipiranga, Douglas Modesto, de Ivaí, Idir Treviso, de Tibagi, Artur Nolte (Butina), além dos vereadores de Tibagi, Juju Silva e João Paulo, de Irati, Alcides Cezar Pinto e José Ronaldo Ferreira, de Ipiranga e Mallet.