Secretaria de Defesa Animal trabalha prevenção de casos de maus tratos

Publicado em: 05/05/2023 14:47

A Secretaria Municipal de Defesa Animal, instituída no ano passado, desenvolve um amplo trabalho em Irati. Uma das atividades é a conscientização sobre maus tratos a animais. Infelizmente, vários casos foram identificados em trabalho realizado em parceria com forças de segurança que atuam no Município, como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, são comuns casos de abandono de animais, falta de alimentação e atendimento veterinário, além de outros cuidados básicos. “Alertamos a população que existe lei e há punição para casos de maus tratos. Estamos atendendo diversas situações diariamente”, explica.

Recentemente, a Polícia Militar atendeu uma denúncia em que um cachorro estava em situação extremamente precária – magro, anêmico, com quadro de atrofia muscular e dificuldade de locomoção. O animal foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário com urgência, através da Prefeitura, e na sequência ficou sob guarda do grupo de voluntárias independentes Anjos do Bem. O dono foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e responde pelo crime.

Em outra situação grave, um cachorro foi encontrado preso, exposto ao sol, sem água e sem comida. O animal, que estava bastante doente, foi resgatado, contudo não resistiu e morreu pouco tempo depois em uma clínica veterinária. O dono também vai responder perante a Justiça. Mais um problema recorrente é com equinos. Constantemente, cavalos são encontrados soltos, inclusive em rodovias, já havendo registros de graves acidentes. Os proprietários identificados, além de pagarem multas, ainda podem responder pelo crime de maus tratos a animais.

AÇÕES - A Secretaria de Defesa Animal tem trabalhado com a prevenção, através de palestras educativas em escolas, as quais já atingiram mais de 1.600 alunos. Também foi elaborada uma cartilha com informações importantes sobre adoção responsável e a castração. “Quando falamos com as crianças, sabemos que o recado chega também as suas famílias. Através da educação podemos ajudar a conscientizar”, acrescenta Wagner.

A Secretaria de Defesa Animal desenvolve ações fundamentais, como feiras de adoção de filhotes, com as quais mais de 100 pets já ganharam um lar. Ainda, através da ação CastraPet, em parceria com o Governo do Estado, foram castrados aproximadamente 300 animais em 2023. Também, através de clínicas veterinárias credenciadas pela Prefeitura, já foram realizados mais de 450 atendimentos clínicos de urgência em animais de rua.

APOIO - O secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, agradece o apoio da população, que tem colaborado com as ações do Município. Diversas famílias ajudam com lares temporários os animais que passam por procedimentos veterinários, oferecendo cuidados e carinho a eles. “Assim como há aqueles que maltratam, também há muitas pessoas voluntárias que nos ajudam e estão fazendo a diferença”, destaca.

DENÚNCIAS - No Brasil existe a Lei Federal nº 14.064/2020, também conhecida como Lei Sansão, voltada a maus tratos contra animais, cuja pena vai de 2 a 5 anos de reclusão, multa e perda da guarda do animal. Também, em Irati, há uma lei municipal de proteção aos animais, fortalecendo o combate aos maus tratos.

Denúncias podem ser feitas através do 153 – Guarda Municipal, 190 – Polícia Militar ou na Ouvidoria da Prefeitura, no telefone (42) 3132-6153.