Vacina contra a gripe é liberada a todas as pessoas acima de seis meses de idade

 

Publicado em: 16/05/2023 14:19

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati informa a população que a oferta da vacina contra a gripe foi ampliada, a partir desta segunda-feira (15). Pessoas acima de seis meses de idade podem tomar a dose para se proteger. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e busca ampliar a vacinação para a população de praticamente todas as faixas etárias.


Em Irati, foram aplicadas, até a última semana, 8.252 doses, o que representa 41,03% do público alvo, formado por gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores. Agora, com a nova ampliação, a expectativa é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. 


Os imunizantes da influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. 


A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. 


A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).


A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município, de segunda a sexta-feira, sendo que a maioria atende das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. É solicitado para quem for se vacinar que tenha em mãos a Carteirinha de Vacinação, CPF e/ou Cartão SUS.