Saúde vai realizar drive thru de vacinação contra a gripe em Irati

 

Publicado em: 16/05/2023 16:55

Whatsapp

 

Para ampliar a vacinação e facilitar o acesso da população, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), das 8h30 às 16h, em frente a Unidade Básica de Saúde Ildefonso Zanetti, um drive thru para aplicação exclusiva da vacina contra a gripe. Pessoas a partir dos seis meses de idade podem receber a dose e se proteger.

O sistema drive thru é adotado no Município pensando, principalmente, nas pessoas com dificuldades de locomoção e idosos. Contudo, vale ressaltar que será disponível a todos que queiram receber a dose. “Dessa forma conseguimos proteger um maior número de pessoas, que aguardam no conforto dos seus carros, sem aglomeração e antes da chegada do inverno”, explica a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia, Denise Homiak.

O vírus da influenza é o responsável por inúmeros internamentos e afastamentos todos os anos. “As pessoas dos extremos de idades, as gestantes e os que possuem comorbidades, são os que mais sofrem e que estão sujeitos a ter maiores complicações com os sintomas provocados, que incluem febre, tosse, dor de garganta, secreção nasal e falta de ar”, explica Denise. Ela ainda acrescenta que a vacinação gratuita é uma das formas de se proteger, além de hábitos de higiene, como a lavagem constante das mãos e a ventilação adequada dos ambientes.

Os imunizantes da influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.

A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

É solicitado para quem for se vacinar que tenha em mãos a Carteirinha de Vacinação, CPF e/ou Cartão SUS.