IPTU está disponível no site e por aplicativo

Publicado em: 19/05/2023 10:49

Pagamento à vista, até o dia 11 de julho, tem 10% de desconto

A Prefeitura Municipal de Irati disponibiliza, nesta sexta-feira (19), a possibilidade de consulta e emissão de boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o exercício de 2023, de forma online. Além do IPTU, também será possível acessar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e taxas do município. A intenção é facilitar o acesso e agilizar o atendimento e a geração de boletos.

A diretora do Departamento de Tributação, Rosenilda Paiva, lembra que aqueles que optarem pelo pagamento à vista até o dia 11 de julho, terão 10% de desconto sob o valor do imposto, ou poderá parcelar em 6 vezes com o pagamento da primeira parcela também na mesma data.

PAGAMENTO
O IPTU 2023 já pode ser consultado e emitido on-line pelo Portal do Contribuinte ou no Aplicativo OXY Cidadão. O tributo municipal pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal/Lotéricas, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Sicredi, Sicoob (Rua 19 de Dezembro), Itaú e Civia. Ainda poder pago via PIX por qualquer banco.
Já o ISSQN fixo pode ser pago em quatro parcelas, com vencimento a partir de 11 de julho. A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular (TVFR), e a Taxa de Licença e Localização (TLL), em cota única, no mesmo vencimento.

ISENÇÃO E REVISÃO
Com o lançamento do IPTU 2023, também estão definidos os prazos para protocolar pedidos de isenção e revisão dos valores. O contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 11 de julho. O pedido de revisão pode ser feito tanto no Departamento de Tributação, como de forma online, pelo site da Prefeitura.
Quem tem direito à isenção do IPTU também pode protocolar a solicitação para 2024, até o dia 31 de outubro de 2023. Para solicitar a isenção são necessárias fotocópias de RG e CPF, extrato de benefícios do INSS ou outro órgão; certidão de óbito e casamento, no caso de viúvo, fatura de luz, água ou telefone e Laudo Social (se necessário).
O Departamento de Tributação também informa que com o intuito de auxiliar aposentados e pensionistas, os CRAS do Bairro Lagoa, Vila São João, Vila Nova, Jardim Planalto e Centro de Convivência do Bairro Rio Bonito estarão auxiliando os aposentados e pensionistas, que tiverem dificuldades em conseguir tirar o extrato de seu rendimento.
A orientação é que procurem o CRAS mais próximo de sua residência ou façam o agendamento pelo telefone 135 para retirada do extrato diretamente no INSS.

PRAZOS
19/05 – Disponibilização dos Boletos do IPTU 2023 no Portal do Contribuinte
11/07 - Pagamento à vista com 10% de desconto para contribuintes adimplentes
11/07 - Vencimento da 1ª parcela (6x - vencimento todo dia 11, de julho a dezembro)
11/07 – Prazo final para protocolar pedido de revisão do valor do tributo
31/10 - Prazo final para protocolar pedido isenção do tributo.

Mais informações podem ser adquiridas no Departamento de Tributação da Prefeitura ou por meio dos telefones 3132-6142, 3132-6116 e 3132-6119. Para acessar boletos para pagamentos basta acessar o link: https://irati.eloweb.net/portal-contribuinte/consulta-carne