1.295 doses de vacina contra a gripe são aplicadas no drive thru

 

Publicado em: 22/05/2023 17:13

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati realizou na última sexta-feira (19) e sábado (20) o drive thru da vacinação contra a gripe, ao lado da Unidade Básica de Saúde Ildefonso Zanetti, localizada perto da Santa Casa. O objetivo foi ampliar a cobertura vacinal no Município, principalmente nesta época fria em que infecções respiratórias são mais suscetíveis. Nos dois dias foram aplicadas 1.295 doses.

O vírus da influenza (gripe) é o responsável por inúmeros internamentos e afastamentos todos os anos. Desde o início da campanha foram 11.632 doses da vacina aplicadas, o que representa 44,70% do público alvo. O objetivo é chegar a 90% de cobertura.

A campanha começou apenas para o público alvo (gestantes, idosos, professores, puérperas e trabalhadores da saúde), mas desde a semana passada, o Ministério da Saúde ampliou a cobertura, e já podem ser imunizadas pessoas acima de seis meses de vida.

Os imunizantes da influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.

A vacina continua disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município, de segunda a sexta-feira, sendo que a maioria atende das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. É solicitado para quem for se vacinar que tenha em mãos a Carteirinha de Vacinação, CPF e/ou Cartão SUS.