Nutricionista de Irati participa de Congresso Internacional de Alimentação Escolar

Publicado em: 29/05/2023 16:50

Bruna Malinoski é a nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município

Nos últimos dias 23, 24 e 25 de maio, em Brasília-DF, foi realizado o ‘II Congresso Internacional de Alimentação Escolar – construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional’. Irati foi representado pela nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, Bruna Malinoski. Cerca de 350 profissionais do Brasil e de 13 países da América Latina participaram do evento no Brasil, que foi presencial e também com transmissão ao vivo em português pelo YouTube.
O objetivo do congresso foi promover o encontro de profissionais do Brasil e de diferentes países latino-americanos para discutir a importância da educação alimentar e nutricional (EAN) na execução dos programas de alimentação escolar e no entorno escolar. Também foram apresentadas estratégias e inovações nacionais e internacionais que estejam contribuindo para a sustentabilidade dos programas e para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável em escolas.
Segundo a nutricionista do PNAE em Irati, o evento foi muito importante para conhecer a realidade de outros municípios, seus desafios e sucessos sobre o tema e assim agregar ideias para o dia a dia. “Foi uma experiência incrível e única, que me agregou ainda mais conhecimento, do qual pretendo colocar em prática nas nossas escolas e CMEIs” destaca.
Bruna ainda reforçou que o ambiente escolar é o local mais idôneo para obter hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida de qualidade e que eventos de formação nessa área são necessários para manter-se atualizado. “Eventos na área de alimentação escolar são muito escassos, então aproveito o momento para agradecer a gestão atual, e a secretária de Educação Jandira por confiarem no meu trabalho e me permitirem viver esses dias de congresso”, complementa.
O II Congresso foi organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), em conjunto com o Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, por meio do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe. Esse projeto internacional tem como parceiros a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o FNDE, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).