Vice-prefeita Ieda participa do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres

Publicado em: 29/05/2023 17:04

O Governo do Paraná anuncio nesta segunda-feira (29) um novo programa com foco na defesa e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população feminina, a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik e a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, participaram do evento de lançamento, que aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres irá auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, o que deverá facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este público. Atualmente, Irati já conta com uma rede de apoio voltada às mulheres, principalmente voltada para as áreas de assistência social e segurança. Mas, o município busca ir além, com estudos em andamento para implantar uma secretaria municipal, que terá entre os seus focos as mulheres.

Segundo o governador Ratinho Junior, a iniciativa do Governo do Paraná trata-se de uma articulação conjunta do executivo estadual com as prefeituras para ampliar o alcance dos projetos e ações que visam a proteção, mas principalmente a garantia de mais autonomia para as mulheres. “Essa caravana vai percorrer o Paraná inteiro para ajudar os prefeitos a organizarem as suas estruturas municipais, sejam elas secretarias, diretorias ou departamentos e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado já desenvolve”, afirmou.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi). A deputada federal e secretária da pasta, Leandre Dal Ponte, comenta que “quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”.

Segundo a vice-prefeita, Ieda Waydzik, com a caravana lançada pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial será possível chegar mais perto dos municípios e apoiá-los para promover, principalmente, a autonomia das mulheres. “Em Irati, já contamos com acolhimento de vítimas de violência doméstica e, também, com a Patrulha Maria da Penha, garantindo mais segurança a todas. Contudo, queremos promover mais as potencialidades das nossas mulheres, melhorando as suas condições de vida”, acrescenta.

A secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, explica que a gestão já vem trabalhando na implementação e qualificação de políticas para as mulheres. Mas, segundo ela, somente o município não consegue ofertar todos os serviços que são necessários para o atendimento ao público feminino. “Nós buscamos esse apoio da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial, tanto tecnicamente, como com recursos. Além das partes da assistência social e segurança, queremos ampliar o protagonismo feminino, principalmente voltado à geração de rendas”, explica.

Em Irati, aparatos fundamentais para a promoção de políticas públicas e captação de recursos já funcionam, como o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e o Fundo Municipal de Políticas para as Mulheres.

PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA - Ao todo, dez encontros serão realizados com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e demais associações municipais regionais. Irati, com data a ser divulgada, deverá reunir todos os municípios da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e da Associação dos Municípios do Sul Paranaenses (Amsulpar), que tem sede em União da Vitória.