Secretaria de Saúde promove ação contra o tabagismo

Publicado em: 31/05/2023 17:42

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira (31), uma ação de conscientização contra o tabagismo. A ação consiste em uma conversa com a população sobre os perigos e danos que fumar causa, além da entrega de um material informativo e de conscientização e apresentação dos programas promovidos pela Secretaria de auxílio e acompanhamento contra o tabagismo.
Os grupos de apoio consistem no auxílio ao fumante que deseja largar o vício do cigarro e busca ajuda. As ações contemplam o suporte profissional com atendimento médico e psicológico, o direcionamento medicamentoso, seja por meio de remédios ou adesivos de auxílio para inibição da vontade de fumar, sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde.
A enfermeira e coordenadora da atenção primaria na Saúde de Irati, Emanueli Mazur Ianóski Neuls, destaca a importância desse acompanhamento pelos grupos na luta contra o cigarro. “Esse acompanhamento conta com um suporte profissional, auxilia os pacientes a deixar de lado o cigarro e a adquirir hábitos mais saudáveis, por isso é importante o acompanhamento psicológico e o suporte do grupo”, aponta.
Emanueli também convida aqueles que desejam parar de fumar ou que tenham um familiar ou amigo que possui esse anseio a participar de um dos grupos de apoio. “Os grupos acontecem uma vez por semana, e são ambientes para compartilharem experiências e principalmente receber auxílio na luta contra o tabagismo”, destaca.
Silvia Borges é um dos exemplos que encontrou nos grupos de apoio o suporte necessário para largar o tabagismo. “Eu fumei por mais de 10 anos. Desde 2008, quando comecei a participar do grupo ‘Irati livre do Tabaco’, larguei o cigarro e estou há 15 anos sem fumar. Foi uma transformação na minha vida”, conta.
Silvia recentemente descobriu que tinha câncer de mama e destacou que o fato de ter parado de fumar contribuiu para o sucesso do tratamento. “Eu me livrei de um câncer graças a ter parado de fumar. O grupo realmente muda vidas, mudou a minha”, finaliza.
Para participar dos grupos é necessário entrar em contato com as equipes através dos telefones 42 99111-7121 (Grupo Central) ou 42 3132–6342 (Grupo Rio Bonito). A partir daí, a Secretaria de Saúde irá organizar os grupos e entrar em contato para agendar o melhor dia e horário para os acompanhamentos.

Sobre o Dia Mundial sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde. Segundo as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.
A médica e coordenadora da atenção primaria na saúde de Irati, Ismary Llanes, conta que as principais causas de mortes no Brasil e no mundo são as doenças cardiovasculares, as doenças do aparelho respiratório e as neoplasias. Em Irati, especificamente as neoplasias, ocupam o primeiro lugar das mortes prematuras. “O tabagismo é um dos principais fatores de risco desses três grupos de doenças. Por isso, é importante lutar contra o vício do cigarro e prevenir essas doenças”, destaca.
Ismary também reforça o convite para população de Irati procurar os grupos de apoio: “Procurem os postos de saúde, nos liguem, se informem sobre os perigos e principalmente tente parar de fumar, pois o cigarro é um grave fator de risco”, finaliza.