Prefeitura entrega 10 casas para famílias iratienses

 

Publicado em: 07/07/2023 18:23

Whatsapp

 

O sonho da casa própria se tornou realidade para 10 famílias iratienses nesta sexta-feira (07), no Conjunto Joaquim Zarpelon. Por iniciativa da gestão municipal, através da Secretaria de Habitação, foi instituído o Programa Municipal de Habitação PROHABI – Nossa Casa, permitindo a construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A seleção dos beneficiários ocorreu através de um trabalho técnico realizado pela equipe da Secretaria de Habitação, atendendo critérios específicos, priorizado pessoas que residiam em área de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; idosos; famílias que tenham pessoas com deficiência, entre outros.

Luiza Aparecida Ferreira de Lima da Luz e sua família residiam no bairro Nhapindazal, na Vila Coelho, área considerada de risco de alagamentos. Segundo ela, nas duas vezes em que a água entrou na sua casa perdeu tudo. Além disso, o local onde morava com seu marido e filho não tinha energia elétrica, rede de água e banheiro. “Para nós é uma alegria muito grande receber essa casa. Estamos felizes e animados em morar aqui”, comenta.

A família de Simone e Julio Cesar Pacheco Lopes também comemora o novo lar. Eles moravam em uma casa de madeira, em área de encosta, no bairro Pedreira. “Lá não pegava sol em nenhum momento do dia. Era sempre úmido. Agora, estamos realizando um sonho, morar onde tem sol”, comemora a dona de casa. Além do casal, vão morar na nova residência os filhos de 17, 16, 15 e 2 anos e sete meses, sendo um deles cadeirante.

As casas foram construídas em um terreno da Prefeitura, com recursos do município. O prefeito Jorge Derbli ressaltou que essa foi uma medida diante da necessidade de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social. “Através da Secretaria de Habitação e Procuradoria foi analisada uma forma do município atender essa demanda. Agradeço aos vereadores que aprovaram essa lei e, por isso, hoje estamos aqui. São poucas casas, porém são dez famílias que passam a viver em um lugar digno”.

O prefeito disse que essa é a primeira etapa do programa PROHABI – Nossa Casa. Segundo Derbli, a Prefeitura tem negociações avançadas para aquisições de casas que já estão prontas. “Somente em um loteamento pretendemos comprar 64 casas, que já tem estrutura pronta, com redes de água, luz, além de pavimentação”, explicou.

A vice-prefeita Ieda Waydzik ressaltou a importância do momento para a gestão municipal. “Vemos aqui que houve um olhar profissional, mas também muito humano na seleção dos moradores. Nos emocionamos com as famílias por entendermos o que essas casas significam para cada uma delas. Nosso desejo é de que todos sejam muito felizes em seus novos lares”, acrescentou.

O secretário municipal de Habitação, Roberto Cequinel, destacou o trabalho realizado pela equipe técnica. “É um programa realizado com recursos próprios. Para um município não é algo fácil de fazer e dizemos que esse é um início e que vem mais por aí. Agradeço a todos os envolvidos e a equipe da Secretaria que trabalhou desde a criação da lei para o programa até a seleção das famílias”.

As casas foram construídas pela empresa Pitter Muros e Casas Pré-Fabricadas e contam com 48 m², além de um terreno de 150 m². A Prefeitura entregou todas com muros. As moradias, por decisão da gestão municipal, serão a custo zero aos beneficiários.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na entrega das casas o presidente da Câmara de Vereadores, José Ronaldo Ferreira, as vereadoras Vera Gabardo e Terezinha Miranda Veres, os vereadores Alcides Cezar Pinto e Leomar Jacumasso, chefes de núcleos regionais do Estado, secretários municipais, além da comunidade.