Durante Ato Cívico é assinada ordem de serviço para a segunda fase do canal hídrico

Publicado em: 16/07/2023 16:35

No dia 15 de julho Irati comemorou 116 anos de emancipação política. Um Ato Cívico foi realizado no CT Willy Laars, onde na oportunidade foi assinada a ordem de serviço para a construção da segunda fase do canal hídrico, no centro da cidade, obra que visa reduzir os riscos de alagamentos.

Durante o Ato Cívico, o prefeito Jorge Derbli comentou sobre as conquistas de Irati com o passar dos anos. “A nossa história foi construída pelas mãos de muitas pessoas e hoje, com orgulho, vivemos em um município que prospera e se desenvolve, que é polo regional, referência em diversos setores, como saúde e educação”.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, também ressaltou a importância da comemoração dos 116 anos. “Comemoramos esse aniversário com diversas obras novas, no centro, nos bairros e no interior. E é isso que se espera do poder público. Com orgulho vemos Irati crescer e tenho certeza que o futuro será ainda melhor”.

A deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte esteve presente no Ato Cívico e destacou a transformação que Irati está vivendo, com obras importantes e com uma gestão também voltada ao cuidado com as pessoas. “Fico feliz em fazer parte dessa transformação. Irati é um canteiro de obras, não deixando de lado o cuidado com o seu povo”.

CANAL HÍDRICO – A segunda fase da obra do canal hídrico, no centro da cidade, vai se estender por um trecho de 252m, iniciando na Rua da Liberdade, chegando ao prolongamento da Rua General Carneiro, no encontro com o Rio das Antas.

O valor total da obra é de R$ 1.901.328,72, e a empresa ganhadora da licitação foi a Unas Construtora Eireli. Deste valor, R$ 955 mil são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social, conquistados através da deputada federal Leandre Dal Ponte e R$ 946 mil do Município. A previsão é que a obra seja iniciada no final de julho.

O Arroio dos Pereiras terá sua largura, que hoje varia de 2,50 m a 3m, alargado para 7m livres de uma borda a outra. Serão retirados aproximadamente 3.700m³ de terra. Nas travessias da Rua da Liberdade, Rua dos Operários e Rua Coronel Sabóia serão implantadas 84 aduelas.

A obra visa uma melhora considerável no escoamento das águas pluviais que alimentam de forma abrupta o Arroio dos Pereiras, quando ocorrem precipitações elevadas em um período curto de tempo, fazendo com que o leito existente não suporte o fluxo repentino. A ideia é evitar os transtornos habituais das enchentes, com prejuízos materiais e sanitários desta importante região da cidade.

PRESENÇAS – Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, José Ronaldo Ferreira, os vereadores Hélio de Mello, Dr. João Henrique, Leomar Jacumasso, Alcides Cezar Pinto, Terezinha Miranda Veres e Vera Gabardo, secretários municipais, o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, major Jorge Augusto Ramos e o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Paulino Bragé.

O Ato Cívico também contou com a participação especial da Banda Ebenézer, da Igreja Assembleia de Deus de Irati, que executou os hinos nacional e de Irati.