Ieda discute com Ratinho Jr e Leandre geração de empregos e Complexo Social Cidade do Idoso

Publicado em: 06/09/2023 12:10

Em Curitiba, no Palácio Iguaçu, a prefeita em exercício de Irati, Ieda Waydzik, participou de uma reunião de trabalho com o governador do Paraná, Ratinho Junior, e com a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. O encontro ocorreu na manhã de quarta-feira (05) e discutiu temas importantes para o município, como a geração de empregos e o funcionamento do Complexo Social Cidade do Idoso.

Durante a reunião, Ieda expôs ao governador a intenção da Yazaki em ampliar as suas atividades em Irati. Atualmente, a empresa conta com 1.373 colaboradores, sendo 58% do seu quadro formado por mulheres, a maioria delas mães.

A empresa deseja ter mais uma planta em Irati, o que deve gerar mais 600 empregos diretos. Para que isso ocorra, a Prefeitura trabalha para viabilizar o espaço para abrigar a nova estrutura. “Em nome do prefeito Jorge Derbli, levamos ao governador Ratinho Junior essa demanda, que prontamente nos atendeu, fazendo contato imediato com sua equipe, que ainda em setembro estará em Irati para conversar com a direção da empresa, apresentando as possibilidades de incentivo do Estado”.

Leandre reforçou a solicitação de apoio a demanda. “São mais empregos, que vão gerar oportunidades para quem vive em Irati. O governador é muito otimista na questão do desenvolvimento e a sua equipe vai trabalhar diante das possibilidades do Estado oferecer uma contrapartida para que esse projeto se viabilize”.

Outra pauta que foi levada ao Governo do Estado foi o financiamento do Complexo Social Cidade do Idoso, que está em fase de conclusão da sua obra. Ieda explica que foi solicitado apoio para custeio do espaço, que significa a contratação de profissionais para as atividades que serão realizadas, além da alimentação dos idosos que irão frequentar.

O objetivo é que o Complexo Social atenda todos os municípios que integram a Amcespar, através de um consórcio. “Iniciamos com o governador as tratativas para  realizar um convênio para que o Estado nos ajude a manter esse espaço, que vai mudar a vida de muitas pessoas, oferecendo mais qualidade de vida aos idosos”, explica a prefeita interina.

A obra conta com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. O projeto é pioneiro no Paraná e reunirá em um mesmo ambiente uma série de serviços, como atividades físicas, atenção à saúde específica para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural. Os usuários poderão passar o dia no local de forma gratuita. “É um espaço que vai atender idosos de toda a região. Acredito que brevemente o governador vai nos fornecer as indicações e o Estado dará a contrapartida para esse serviço tão importante”, acrescenta Leandre.

Ainda em agenda na capital do Estado, a prefeita em exercício participou de uma reunião com a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, responsável pela Superintendência Geral de Ação Solidária. Na ocasião, conversaram sobre ações a serem desenvolvidas em parceria, entre elas as relacionadas ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e colo do útero.