Irati entrega brinquedotecas para instituições de auxílio ao combate à violência contra crianças e adolescentes

Publicado em: 06/09/2023 14:41

A recém-criada Secretaria Municipal da Mulher, Criança e Idoso (Semuci) realizou, na tarde de segunda-feira (4), a entrega de duas brinquedotecas para auxiliar no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências. Foram beneficiados o Serviço de Auxílio a Infância do Poder Judiciário e a Santa Casa de Irati.
A entrega das brinquedotecas atende uma demanda no enfrentamento as violências a crianças e adolescentes e auxilia no atendimento das vítimas, proporcionando assim um ambiente mais acolhedor e seguro para o atendimento.
Segundo Luciane Cordeiro, gerente de enfermagem da Santa Casa de Irati, antes o acompanhamento era realizado em um consultório comum e sem tanta estrutura e agora o hospital poderá oferecer um espaço mais adequado. “Para a Santa Casa isso é muito valioso. Vamos oferecer um serviço ainda melhor. Eles vão poder se divertir e distrais, o que ajuda bastante no atendimento”, aponta.
No Fórum de Irati o material também suprirá uma demanda importante, pois mensalmente são atendidos diversos casos, sendo necessário um espaço adequado durante os depoimentos de vítimas de violência. “Nosso trabalho é fazer a escuta depois de uma violência sofrida e para isso é necessário um ambiente mais tranquilo e agradável antes e durante as audiências, um lugar tranquilo para se distrair um pouco de um assunto tão difícil que ela foi falar”, explica Maria Lúcia Lupepsa, psicóloga do Fórum de Irati pela Vara da infância e Juventude.
A secretária Municipal da Mulher, Criança e Idoso, Sybil Dietrich, considera um avanço no enfrentamento às violências e que essa parceria com as instituições fortalece ainda mais o trabalho no município. “Nossa administração tem essa preocupação com toda a rede de proteção e todos os serviços que nos auxiliam e nos fortalecem nesse combate à violência para assim oferecermos um melhor serviço diariamente”, destaca.
A prefeita interina, Ieda Waydzik, também esteve presente e destacou que a entrega auxiliará muito no enfrentamento e acompanhamento das crianças e adolescentes. “Eu me sinto privilegiada em participar dessa entrega que vai beneficiar duas instituições que nos auxiliam muito no enfrentamento às violências. Estamos unindo forças em prol das nossas crianças e adolescentes”, afirma.