Programa de Proteção de Nascentes de Irati é apresentado para técnicos da região e do IDR-PR

Publicado em: 15/09/2023 15:13

O Programa de Proteção de Nascentes da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar tem se tornado referência para outros municípios. Na quarta-feira (13), profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e de prefeituras da região participaram de uma formação realizada pelos técnicos da Prefeitura de Irati, Osnei Abel Lopes e Alessandro Trybek.
De acordo com o gerente regional do IDR-PR, Bruno Luis Krevoruczka, a formação aconteceu devido ao Governo do Estado ter lançado o desafio de fazer mil proteções de nascentes em todo o Paraná no dia 21 setembro, quando se comemora o Dia da Árvore. “Na região de Irati são 10 municípios e a meta é fazer 30 proteções de nascentes. Hoje, participam conosco dessa formação técnicos de Mallet, Guamiranga, Rio Azul e Teixeira Soares”, explica.
As orientações, que ocorreram na prática, aconteceu na propriedade de Oscar Orchel, na comunidade de Lajeadinho, área rural de Irati. O produtor rural comentou sobre a sua experiência com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar na sua propriedade. “Há quatro anos fiz a diversificação da propriedade, com a bacia leiteira e faltou água. Então, fizemos proteção de fonte em parceria com a Prefeitura para irrigação e para os animais tomarem. A água é o maior tesouro que temos e precisamos preservar”, comenta.
Segundo a equipe técnica da Prefeitura, para realizar o processo de proteção de nascentes são utilizadas rochas e pedras rachão, canos de PVC, terra argilosa e cimento. Segundo Trybek, fonte passa por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares, funcionando como um filtro físico da água. “Em Irati prevalece a técnica do solo-cimento, ou seja, a barragem que protege a fonte é construída com uma massa feita da mistura de terra de barranco com cimento”.
O serviço é executado inteiramente de forma manual e o objetivo é a melhoria na fonte de captação de água. “Agradecemos aos técnicos do IDR e das prefeituras da região que vieram conhecer o trabalho que realizamos em Irati”, destaca Abel.
NASCENTES - Uma nascente nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água, seja grande ou pequeno. As nascentes se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra na superfície do solo.
Em Irati, o Programa de Proteção de Nascentes existe desde 2006 e já foi realizado em mais de 200 fontes de água.