Aluna de Irati com cegueira total recebe óculos com inteligência artificial

Publicado em: 21/09/2023 16:35

Com o uso da tecnologia, a vida da estudante Maria Victória Padilha Alves, de 16 anos, vai ser transformada. A jovem, que é completamente cega, recebeu um óculos com inteligência artificial, capaz de desenvolver funções como leitura de textos, reconhecimento de cores e rostos. O dispositivo foi fornecido pelo Governo do Estado, através Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

A entrega do óculos e demais equipamentos aconteceu na Prefeitura de Irati, na quarta-feira (20), e foi acompanhada pelo prefeito Jorge Derbli e pela vice-prefeita, Ieda Waydzik.

O dispositivo é discreto, tem apenas 7,6 cm de comprimento, e funciona acoplado à haste de óculos comuns. Com uma câmera inteligente, o OrCam MyEye 2.0 é capaz de ler para o usuário textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores, cédulas de dinheiro (dólar e real), identificar rostos e outros objetos. Sua velocidade de leitura é ajustável, permitindo que os usuários escolham entre vozes masculinas e femininas, além de comandos para pausar, avançar ou retroceder a leitura. Assim, os equipamentos de tecnologia visual assistiva proporcionam acesso instantâneo a informações em tempo real.

De acordo com o assessor da SEI, Juliano Oliani, o dispositivo entregue para a estudante do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira permite maior autonomia e inclusão. “Vai proporcionar um melhor desenvolvimento, sem a necessidade de pessoas em volta para direcioná-la. É um aparelho fácil de manusear e a Maria Victória é extremamente inteligente, temos certeza que fará excelente uso”.

O prefeito Jorge Derbli agradeceu o Governo do Estado, em especial ao secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel. “Foi emocionante ver a alegria dessa jovem ao receber o óculos, que vai permitir a ela uma vida nova, com mais oportunidades. Agradecemos o empenho do Governo do Paraná em proporcionar essa alternativa a Maria Victória”.

A vice-prefeita Ieda também destacou a importância das ações voltadas para a inclusão. “A Maria Victória é uma estudante, que em breve será professora. Com esse dispositivo a sua vida será facilitada. Ações assim fazem com que a inclusão aconteça, garantindo uma realidade diferente a ela”, acrescenta.

A jovem, emocionada, agradeceu ao Governo do Paraná pela tecnologia que vai utilizar em seu dia-a-dia. “Foram muitas orações para eu reconhecer os rostos das pessoas e fui atendida. Agradeço a todos e a minha professora”, comenta.

Também participaram da entrega do dispositivo à estudante representantes do Núcleo Regional de Educação de Irati, o secretário municipal de Saúde, João Almeida Junior e o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, Newton Ribas.