Domingo (1º) tem eleição dos membros do Conselho Tutelar

Publicado em: 29/09/2023 16:27

No domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h, acontece a eleição dos membros do Conselho Tutelar e suplentes. O pleito ocorrerá nesta data em todos os municípios do Brasil. O voto é facultativo e secreto.

Podem votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral em Irati, cadastrados perante a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023.

Haverá quatro locais de votação: Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira (centro); Colégio Estadual de Gonçalves Júnior; Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilk (Guamirim) e Escola Rural Municipal São Miguel (Itapará).

Para exercício do direito de voto, o eleitor deverá apresentar, no ato da votação, o Título de Eleitor e documento de identidade original com foto ou o aplicativo ‘e- título’, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Na ausência do Título de Eleitor, somente será permitido o voto se, localizado o nome no caderno de votação, o eleitor apresentar documento oficial de identidade com foto e conheça previamente a zona e a seção eleitorais correspondente.

A missão do Conselho Tutelar consiste em representar a comunidade de Irati na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária, agindo de forma preventiva e protetiva no enfrentamento as diversas formas de violação de direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes. Toda a base do seu trabalho tem amparo no Estatuto da Criança e do Adolescente, como órgão defensor dos direitos das crianças e adolescentes, com a escolha de pessoas da comunidade eleitas pela sociedade com o voto direto.

O Conselho Tutelar atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos, aplicando as medidas protetivas pertinentes a cada caso.

Conheça os 20 candidatos nas redes sociais da Prefeitura de Irati.