Irati realizará Pré-Conferência online de Cultura dia 10/10

Publicado em: 04/10/2023 10:52 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Etapa Intermunicipal acontece dia 19/10 em Prudentópolis

A 4ª Conferência Nacional de Cultura foi convocada conforme as Portarias nº45/2023 e nº63/2023 do Ministério da Cultura (MinC). Com base nestas resoluções, as etapas Municipais e Intermunicipais devem acontecer até o dia 30 de outubro de 2023. O município de Prudentópolis deverá sediar a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura do Polo 4 da Macrorregião Centro-Sul do Paraná, de forma presencial, no dia 19/10.

Irati realiza no dia 10/10 uma Etapa Prévia, de forma online, por meio da Plataforma Google Meet. O link para participação será disponibilizado no dia da Pré-Conferência, nesta página do site oficial da Prefeitura.

TEMA E EIXOS TEMÁTICOS
A 4ª Conferência Nacional de Cultura prevê o seguinte tema: “Democracia e Direito à Cultura”, organizado em 6 eixos:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

OUTRAS ETAPAS
A etapa nacional está agendada para ocorrer de 4 a 8 de março de 2024. As Etapas Estaduais, Regionais/Territoriais e do Distrito Federal, Conferências Temáticas e Livres devem ser realizadas até o dia 8 de dezembro de 2023. No Paraná, a Conferência Estadual de Cultura está agendada para os dias 04 e 05 de dezembro, em Foz do Iguaçu.