Vice-prefeita Ieda participa de lançamento de programas do Estado aos idosos

Publicado em: 04/10/2023 17:44

O Governo do Paraná lançou na terça-feira (04) programas aos idosos. O evento aconteceu em Curitiba, no Palácio Iguaçu, e contou com a presença da vice-prefeita, Ieda Waydzik. Os anúncios aconteceram na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que ocorreu no domingo (1º).

Além da vice-prefeita, o evento foi acompanhado pela secretária da Mulher, da Criança e do Idoso, Sybil Dietrich, e por um grupo com 15 idosos que participam de atividades do Departamento da Política da Pessoa Idosa, da Prefeitura de Irati.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei estadual 21.685/2023, que garante a reserva de passagens rodoviárias intermunicipais gratuitas ou com desconto para pessoas com 65 anos ou mais. Também anunciou o Projeto Viaja +60, que visa fomentar as viagens internas desse público no Estado por meio de mecanismos que viabilizem a oferta de produtos de qualidade e acessíveis. Com um orçamento inicial de R$ 3,5 milhões, a meta é promover a inclusão social dos idosos com a oferta de aproximadamente 20 mil viagens para 19 dos mais procurados destinos turísticos do Paraná partindo dos 399 municípios do Estado.

Ainda entre as medidas anunciadas, está a disponibilidade de R$ 7,4 milhões para ações ligadas aos chamados Centros-Dia, que são unidades públicas especializadas no acolhimento e prestação de serviços a idosos que dependem do auxílio de terceiros. Os recursos deverão ser repassados do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso para os fundos municipais.

“O último Censo demonstrou um crescimento populacional grande no Paraná, que se tornou o quinto estado mais populoso. E com o aumento da expectativa de vida, vamos ter mais idosos que crianças até 2030, então o Estado precisa estar preparado para atender a população com políticas públicas adequadas, o que vai desde o cuidado com a saúde até o entretenimento”, afirmou o govenador.

Para a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o Paraná está na vanguarda nacional quando se trata de políticas públicas voltadas à terceira idade. “Desde a criação de uma secretaria específica para tratar desse público, passando pela sanção da nova lei estadual da gratuidade no transporte, além das políticas em andamento, o Paraná demonstra a atenção com os idosos”, declarou.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, ressaltou que Irati trabalha para garantir mais qualidade de vida aos idosos. “Estamos muito felizes com as notícias e queremos ofertar em parceria com o Estado mais serviços. Irati já atua com diversas ações, valorizando os idosos e fazendo com que vivam melhor”, destacou.

A secretária Sybil ressaltou que Irati já tem grandes avanços, com o título de Cidade Amiga do Idoso, com a construção do Complexo Social Cidade do Idoso e uma série de atividades diárias ofertadas. “Estamos organizados e aptos a receber recursos do Governo do Estado para fortalecer ações e ampliar perspectivas de novos trabalhos. Em Irati, investimos em qualidade de vida”.