Defesa Civil faz alerta sobre possibilidade de temporais em Irati

Publicado em: 06/10/2023 15:54

A previsão do tempo para os próximos dias para Irati é de muita chuva. A Defesa Civil faz um alerta para toda a população, para que fique atenta e em caso de emergência acione os telefones 193 ou 199.

De acordo com o major Jorge Augusto Ramos, comandante do 10º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros, os modelos meteorológicos apontam que na sexta-feira e no sábado a chuva deve ser menos intensa, porém, com aumento da temperatura, há risco de temporais. De sábado para domingo há previsão de uma nova frente fria, o que pode causar um grande volume de chuva. “O terreno já está saturado pelas precipitações dos últimos dias. Há risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos. Por isso, iniciamos um trabalho de mobilização da Defesa Civil de todos os municípios para ficarem em alerta”, explica.

De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a previsão é de 25 milímetros para sábado (07) e 90 milímetros de chuva para o domingo (07).

O prefeito Jorge Derbli solicitou a todos os setores da Prefeitura que estejam apostos em caso de necessidade. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas, principalmente aquelas que residem em áreas de risco. Em caso de emergência, estaremos à disposição com todo o aparato do município”, comenta.

ALERTAS

Para receber alertas basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade, como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

MEDIDAS IMPORTANTES

O 10º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros fornece dicas importantes para a população, em caso de tempestades:

- Para quem reside em áreas de risco é preciso ter atenção e estar preparado para deixar residências, em caso de necessidade.

- Em Irati, devem redobrar a atenção os moradores dos bairros DER, Canisianas, Vila Nova, Nhapindazal, proximidades do Clube Olímpico, do Detran, área central, locais próximos às margens do Rio das Antas, entre outras.

- Evite viagens desnecessárias, pois existe possibilidade de obstrução de vias e maior risco de acidentes.

- Caso tenha extravasamento de rios e cursos de água, evitar entrar ou atravessar áreas alagadas, principalmente se houver correnteza. Se a residência estiver em áreas de deslizamento, ficar muito atento e deixar os locais sempre que possível.

- Não é período adequado para esportes ao ar livre, passeio/atividades esportivas ou de lazer, principalmente em locais próximo a rios, baixadas e encostas.

- Ao deixar residência desligar a chave geral de energia. Guardar documentos em sacos plásticos para não molhar. Deixar materiais importantes preparados, para caso de necessidade, deixar rapidamente as áreas de risco.

- Não tentar cruzar ponte se a água estiver passando sobre ela.