Ações da Prefeitura de Irati mostram efetividade e ajudam a diminuir inundações

Publicado em: 09/10/2023 16:51

Um dos grandes desafios da administração municipal é reduzir os problemas com inundações, em Irati. Uma série de ações, como o trabalho permanente de dragagem do Rio das Antas, vem sendo realizadas desde 2017 pela Prefeitura. O trabalho já demonstra resultado efetivo.

Neste final de semana, em especial no domingo (08), a precipitação foi de aproximadamente 90 milímetros, considerado um volume elevado de chuva. “Toda a equipe da Prefeitura ficou atenta, à disposição da população. Notamos mais uma vez que todas as ações estão surtindo efeito e era nosso compromisso, minimizar os problemas que as pessoas enfrentavam aqui. O trabalho continua e será feito até o final da gestão”, destaca o prefeito Jorge Derbli.

O primeiro passo dado pela gestão foi a elaboração de um Plano de Macrodrenagem, através de emendas da deputada federal Leandre Dal Ponte, coordenado pelas secretarias de Planejamento e Arquitetura e Urbanismo. Com esse estudo foram apontadas soluções a curto, médio e longo prazo, tais como as dragagens e obras hidráulicas.

“Muitas famílias já sofreram por conta de efeitos negativos das chuvas e inundações. Vemos em todo o país o mal que a falta de infraestrutura e de investimentos públicos pode trazer aos cidadãos. Por isso defendemos a segurança, em Irati, a partir de medidas que garantem o futuro da nossa cidade”, comenta a vice-prefeita Ieda Waydzik.

As dragagens foram iniciadas em 2018 e, desde então, praticamente nunca pararam. Ainda, outras obras importantes foram realizadas, como: trabalho de muros de arrimo em parte do Arroio dos Pereiras e parte do Rio das Antas; galerias com manilhas diâmetro de 1,50 m na Rua Miguel Bay, no bairro Vila Nova; canal hídrico no centro da cidade e melhoria do canal nos fundos da Rua Marechal Floriani, próximo a Indústria Dalegrave.

AÇÕES ATUAIS - Recentemente, a partir do dia 3 julho, a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza um grande trabalho de dragagem do Rio das Antas. A dragagem reiniciou no antigo viaduto da BR-277, subindo o rio sentido bairro Vila Nova.

As obras no Rio das Antas não pararam e seguiram por todo o trecho do leito, passando pela parte baixa da cidade, o que inclui os bairros da Vila Nova, Canisianas, Dalegrave, região central, próximo ao Hotel Luiz XV e Clube Samuara, na região próxima ao Clube Olímpico, Fórum Eleitoral e Secretaria Municipal de Educação; DER, Campo do Guarani, Estádio Coronel Emílio Gomes, Pátio de Máquinas da Prefeitura, empresa Fobras, e agora atua próximo a Avenida Getúlio Vargas.

A dragagem do rio deverá ser constante. “Estamos trabalhando com muita dedicação e comprometimento, agindo de forma preventiva e, principalmente, queremos dar segurança aos moradores com residências próximas do Rio das Antas”, comenta a secretária de Meio Ambiente, Magda Lozinski.

OUTRAS MEDIDAS - Além da dragagem, que já percorreu vários pontos considerados de risco, a Prefeitura realizou trabalho de drenagem do centro da cidade, onde recentemente ocorreram obras de revitalização. A Rua Doutor Munhoz da Rocha, que frequentemente alagava, causando prejuízos ao comércio, foi uma das contempladas e a melhoria já é notada, com a água sendo escoada adequadamente.

Ainda, já está em obras a segunda fase do canal hídrico, que inicia na Rua da Liberdade, chegando ao prolongamento da Rua General Carneiro, no encontro com o Rio das Antas. O investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões.