A Prefeitura de Irati iniciou o teste de pavimentação com concreto em estradas rurais. O primeiro trecho é de 500 metros, em uma via secundária do Distrito de Gonçalves Junior. Com valor mais acessível, o pavimento pode futuramente ser uma alternativa utilizada no município, a exemplo de outras cidades que já adotaram.
O prefeito Jorge Derbli visitou a obra na última segunda-feira (06). “As estradas rurais, por mais que a gente recupere e trabalhe, a cada chuva forte é destruída. Queremos fazer um serviço que dure, por isso a experiência com a pavimentação em concreto”, explica.
Derbli conta que a obra é realizada na base existente na estrada, após patrolamento e com uma sub-base. Com uma forma feita com madeira, é colocado o concreto. “É uma estrutura a baixo custo. É um pavimento com muita resistência, com 15 centímetro de altura”.
Nas margens da via é feito um caimento com cascalho, para escoar a água. A pavimentação de concreto na estrada de Gonçalves Junior terá 3 metros de largura, além de 1,5 metro de cada lado com cascalho. “Acredito que será uma excelente solução para as estradas do interior”, acrescenta o prefeito.
O pavimento em concreto já é usado em outros municípios, em vários tipos de vias. O que altera cada uma são as atribuições técnicas para adaptação para os diferentes trechos e tráfegos.