Publicado em: 14/03/2013 00:00
O projeto De Olho no Campo retomou suas ações em novo polo, sendo este o Pinho de Baixo. Para divulgação de suas atividades, a equipe otimizou a data do Dia Internacional da Mulher para a realização de um encontro com as mulheres da localidade. Este tinha o objetivo de esclarecer os serviços que serão ofertados pela equipe multidisciplinar, composta por coordenadora, assistente social, pedagoga e psicóloga além de contar com a parceria de profissionais da educação e da área da saúde.
Com a finalidade de visar a qualidade de vida no campo, o projeto desenvolve ações de prevenção de violência e vulnerabilidade e risco social, proteção e garantia de direitos das famílias residentes no interior. As práticas são realizadas através de grupos, escutas qualificadas, encaminhamentos para outros serviços e programas, como saúde e educação. Como ponto de referência o projeto utiliza o espaço da Escola Rural Municipal de Pinho de Baixo, porém, destaca que suas atividades são voltadas para o atendimento de toda as localidades da região de Pinho de Baixo, contemplando assim todas as famílias, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Durante o evento do Dia Internacional da Mulher foram expostas as propostas do projeto e aberto espaço de diálogo e interação para que as participantes relatassem suas expectativas e as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano. Também foi apresentada uma mensagem homenageando todas as mulheres pelo seu dia, enfatizando a importância destas na participação ativa da comunidade. O espaço foi otimizado para que a equipe técnica do posto de saúde da localidade denotasse a importância da prevenção da saúde da mulher e para que a da direção e coordenação da escola do Pinho de Baixo enfatizasse a mobilização e a força da comunidade em busca de uma melhor qualidade de vida.
Participaram deste encontro 45 mulheres, as quais levantaram o interesse em criar um grupo de convivência, que já iniciou suas atividades no dia 12 de março e que ocorrerá uma vez por semana, sempre nas quintas-feiras, às 14h. Nesse grupo serão tratados assuntos como a efetivação de um clube de mães, atividades de geração de renda, troca de experiências e rodas de conversa, educação dos filhos e relações familiares. Nos próximos dias, pretende-se iniciar novos grupos, com crianças e adolescentes.
A equipe informa que está disponível para atendimento nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã e tarde na escola do Pinho de Baixo e nas quintas-feiras à tarde no grupo de mulheres que acontece no salão paroquial. Nas terças-feiras o dia todo e quintas-feiras no período da manhã na sede do Bem Estar Social (CAM).