Circo vai às escolas do interior

Publicado em: 15/03/2013 00:00

A dupla de artistas do Circo Tartaruga leva alegria e gargalhadas a alunos de escolas municipais A companhia de teatro argentina Circo Tartaruga está levando alegria aos alunos de escolas municipais localizadas em comunidades rurais de Irati. As escolas das comunidades de Gonçalves Junior e Linha Pinho receberam a dupla na quarta e quinta-feira (13 e 14). A escola da comunidade de Guamirim terá apresentação na tarde desta sexta-feira (15). Na escola municipal rural Linha Pinho, os 32 alunos das turmas multiseriadas participaram da apresentação. Para o Tobias Basílio, 9 anos, aluno do 4º ano, foi uma diversão. Foi muito legal. A parte que eu mais gostei foi do malabarismo, conta. A professora, Agda Priscila Borges, destacou a importância da iniciativa. A cultura é tudo. Foi um momento muito lindo e emocionante. A alegria das crianças é total, observa a professora. O CIRCO O Circo Tartaruga é formado por dois atores argentinos, Emanuel Lombardi, e Sofia Ricart. Eles começaram a fazer apresentações nas ruas de seu país. Juntos há dois anos, eles se apresentam gratuitamente em orfanatos e escolas da Argentina. Como faz o animal que dá nome ao circo, eles carregam a casa nas costas para realizar as apresentações mundo afora. Nosso objetivo é levar alegria às crianças. Viajamos também para conhecer o mundo e as pessoas, diz Emanuel. Se você fica num só lugar não conhece o mundo. Só pela televisão não podemos ver o que acontece realmente. Nas viagens aprendemos muito, complementa Sofia. Os palhaços-malabaristas já passaram pelo Uruguai e o próximo país a ser visitado é o Paraguai. Depois de deixarem Irati, onde também se apresentam nas ruas e praças, irão para Cantagalo, cidade na qual já agendaram apresentações em escolas. As apresentações em Irati são resultado de parceria da secretaria municipal de Educação e secretaria municipal de Patrimônio Histórico, Esportes, Cultura, Turismo e Desportos. Eles sobrevivem da solidariedade dos espectadores nos espetáculos que realizam nas ruas, mas, nas escolas, abraços e sorrisos das crianças são suficientes para os dois artistas. Pode trocar o idioma e o país, mas as crianças têm sempre a mesma essência, o mesmo sorriso. ?? uma sensação que não se traduz em palavras, relata Sofia.