Iratran disponibiliza telefone para contato direto.

Publicado em: 15/03/2013 00:00

O Iratran (Departamento de Trânsito de Irati) disponibiliza o telefone 0800-648-0914, que pode ser utilizado para denúncias, sugestões, dúvidas e reclamações a respeito do trânsito. O telefone é o da central administrativa do Iratran e funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 18h. A função do Iratran é de atuar na fiscalização, educação e auxílio em situações de risco. O órgão tem competência para autuar motoristas infratores, fiscalizar o trânsito e averiguar denúncias referentes ao trânsito no município. A falta de sinalização de trânsito nas ruas também é de competência do órgão e pode ser denunciada neste telefone. As autuações do Iratran têm a mesma validade que as da Polícia Militar. O Iratran é composto por guardas municipais que receberam treinamento específico da Autarquia Municipal de Trânsito de Ponta Grossa. Novos agentes deverão receber o mesmo treinamento, que abrange a área civil, judicial e primeiros socorros. Também é função do Iratran o auxílio a eventos públicos e a averiguação de problemas relacionados ao trânsito. Os agentes do Iratran podem realizar abordagem em situações suspeitas. Em alguns casos, o órgão pode solicitar o apoio da Polícia Militar para lavrar a autuação, pois o Código de Trânsito Brasileiro determina quais órgãos têm competência para autuar em cada tipo de ocorrência. A?ES EDUCATIVAS De acordo com a diretora do Iratran, Eliana Soares Fillus, o órgão busca primeiramente orientar motoristas, aplicando a multa nos casos mais graves. As ações educativas direcionam-se também aos transeuntes, com o objetivo de incentivar a utilização correta das faixas de pedestres. Fazemos auxílio nos momentos de pico nas escolas, como é o caso do Colégio Nossa Senhora das Graças, e já conseguimos diminuir os problemas. Trabalhamos bastante com a orientação, mas nos casos em que os motoristas extrapolam a autuação é lavrada, diz Eliana.