A Prefeitura de Irati, através do programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), realizou na manhã desta sexta-feira (07), a entrega de 65 escrituras para os moradores do bairro Pró Morar. Hoje, são 17 bairros de Irati que estão em processo de regularização fundiária que garante que os moradores tenham a documentação necessária para assegurar a propriedade de suas casas.
O prefeito Jorge Derbli ressalta a importância desta conquista e lembra que o processo de regularização fundiária teve início em seu primeiro mandato. Ele explica que, inicialmente, uma empresa contratada pelo Governo do Estado do Paraná não conseguiu cumprir os compromissos, mas que a chegada da Urbanizar Engenharia trouxe uma nova perspectiva.
"A Urbanizar é uma empresa séria que nos deu a oportunidade de obter as matrículas de muitos lotes. Nesse processo, temos um papel crucial da Câmara Municipal na aprovação dos projetos e o trabalho colaborativo da Secretaria de Habitação e da empresa Urbanizar para o levantamento dos terrenos. Foram abertos 106 pedidos no Pró Morar, dos quais 65 famílias aderiram ao projeto e hoje estão recebendo a matrícula. Convido as famílias que ainda não aderiram à Reurb que procurem a empresa para regularizar os lotes restantes”, afirma Derbli.
Segundo a vice-prefeita, Ieda Waydzik, a matrícula oferece segurança e permite a transferência da propriedade para futuros herdeiros, além de valorizar o imóvel. “Sei que é um sonho de muitos e muitos anos, e que foi trabalhado e lutado por cada um dos moradores. Hoje, é possível perceber o brilho nos olhos de vocês que estão aqui para receber o documento. Uma escritura é a garantia do futuro”, enfatiza Ieda.
Já o secretário de Habitação, Luis Gustavo Fillus destaca que muitos moradores esperaram anos pela documentação e que o esforço coletivo tornou a entrega possível. “Me sinto orgulhoso por fazer parte deste momento histórico fruto da parceria eficaz entre a Secretaria de Habitação e a empresa Urbanizar. Houve todo um cuidado e carinho durante o processo até a entrega no dia de hoje", observa Fillus.
O diretor da Urbanizar Engenharia, David Reginaldo Ribeiro Trautweim explica que, a partir do momento em que o morador recebe a matrícula individualizada no seu nome isso trará segurança patrimonial jurídica, hereditariedade de bens, acessibilidade a linhas de crédito junto às instituições financeiras, valorização do imóvel e resgate social.
“É muito importante essa segurança que a matrícula traz. Gostaria de parabenizar o prefeito Jorge Derbli que fez essa parceria com a Urbanizar e está regularizando vários bairros da cidade de Irati. Ele é uma pessoa de muita visão que busca o progresso e o desenvolvimento da cidade e junto com toda sua equipe está de parabéns”, conclui o diretor.
As 41 famílias do Pró Morar que ainda não aderiram a Reurb, mas que pretendem dar início ao processo, podem procurar a empresa Urbanizar na Rua Daniel Moreira, 610, em Irati.