Um projeto muito aguardado pela população iratiense e, também, pela Administração Municipal, o Castramóvel iniciou suas atividades na última sexta-feira (14), no Parque Aquático. O veículo que é especialmente equipado para a realização de castrações gratuitas de cães e gatos visa combater a superpopulação de animais de rua e promover o bem-estar animal na cidade.
O Castramóvel conta com a parceria da Faculdade Campo Real que ficará responsável pelos procedimentos. Neste primeiro momento, estão previstas 600 castrações que serão realizadas apenas em cães e gatos de rua, além de pets de famílias em situação de vulnerabilidade que já estão pré-cadastrados junto à Secretaria Municipal de Defesa Animal.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli lembra que o veículo ficou por mais de cinco anos sem poder entrar em operação devido a questões burocráticas, mas que agora o Castramóvel está totalmente equipado e pronto para atender. “Eu chamo de um mini-hospital, temos um centro cirúrgico todo apropriado com equipamentos de primeira linha. Quero ver ele percorrendo os bairros e o interior fazendo as castrações. Foram muitos anos de espera, mas não poderia deixar de entregar meu mandato sem utilizar esse Castramóvel e a parceria com a Campo Real nos proporcionou isso”, destaca Derbli.
A parceria com Campo Real vai trazer benefícios também aos alunos do curso de Medicina Veterinária. As professoras Luana e Fernanda serão responsáveis pelas castrações, proporcionando uma experiência prática valiosa para os estudantes que poderão acompanhar os procedimentos.
“A primeira cirurgia realizada hoje marca o início de um serviço que visa melhorar a qualidade de vida tanto dos animais quanto da população humana. Essa parceria é mais uma prova de como o compromisso social da nossa universidade é grande, forte e é uma marca que queremos colocar em todos os nossos alunos”, afirma o diretor do campus Irati da Campo Real, Angelo Antonio Delponte.
Para a vice-prefeita Ieda Waydzik, o lançamento do Castramóvel é um momento especial e esperado por muitos. “Hoje, celebramos a concretização de um sonho. Quando assumimos a gestão com o prefeito Jorge, não havia atendimento para essa área e, a partir da sensibilidade do prefeito e da sua vontade de atuar, nós temos agora uma Secretaria de Defesa Animal que realiza diversas ações, como feiras de adoção e castrações que até então foram realizadas em parceria com o Governo do Estado. Este Castramóvel, sem dúvidas, é um grande avanço para Irati”, ressalta Ieda.
O secretário de Defesa Animal, Wagner Beida explica que enfrentou algumas dificuldades burocráticas para a implementação do Castramóvel. “No entanto, com o apoio do Conselho de Bem-Estar Animal e a determinação da gestão, conseguimos superar todos os obstáculos. Agora, com o Castramóvel, poderemos realizar cerca de 50 castrações por mês inicialmente, com a meta de aumentar para 100 por mês,” observa Wagner.
A Secretaria de Defesa Animal já possui uma pré-seleção de cães e gatos em situação de rua ou vulneráveis e as castrações prioritárias serão para esses animais. Após essa fase, será aberta uma ficha de inscrição para atender a comunidade em geral.