Um grupo de produtores de leite de Irati participou de um curso especializado no Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP), localizado em Castro, nesta terça-feira (18). A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação contínua dos produtores, aprimorando suas técnicas e conhecimentos para melhorar a qualidade e eficiência da produção leiteira.
Os produtores foram acompanhados pelo técnico da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Osnei Abel Lopes. Além da oportunidade de aprendizado, os participantes do curso também foram beneficiados com doses de sêmen que serão destinadas ao melhoramento genético do rebanho.
Para o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Alessandro Trybek, é importante que os produtores procurem por capacitação contínua. "A participação em cursos e treinamentos é fundamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo da agropecuária em nossa região. Investir em conhecimento é investir no futuro da produção rural", afirma Trybek.
O CTP
O Paraná detém o título de segundo maior produtor nacional de leite, atrás de Minas Gerais. Também é no estado que estão os municípios com maior produção leiteira do país: Castro e Carambeí. Na base dessas conquistas está o trabalho do Centro de Treinamento Pecuário (CTP), localizado em Castro, que, em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR há mais de 25 anos, proporciona conhecimento e profissionalização para os bovinocultores de leite do Estado.
O CTP foi criado em 1966 por meio de uma parceria entre o Brasil e a Holanda, reproduzindo em Castro uma estrutura semelhante a uma escola de treinamento leiteiro holandesa. O local conta com alojamentos, refeitórios e salas de aula específicas para os treinamentos. Somando as duas unidades de produção, o CTP produz 12,4 mil litros diários.