250 propriedades rurais precisam atualizar rebanhos até o dia 30

 

Publicado em: 25/06/2024 15:41 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Whatsapp

 

A Unidade Local de Sanidade Agropecuária de Irati (Adapar) informa que os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie têm até o próximo dia 30 de junho para realizar a atualização do rebanho. O produtor que não fizer o procedimento estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

Segundo a assistente de Fiscalização da Adapar, Maria Elaine Simão Machado, em Irati, atualmente, existem cerca de 1296 propriedades com rebanhos, porém, cerca de 250 continuam sem a atualização que é obrigatória.

“A partir da segunda-feira (01 de julho), os produtores que não cumprirem a exigência podem sofrer penalidades previstas na legislação como multas e ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. Além disso, a Adapar passará a fazer busca ativa de rebanho com cadastro não atualizado o que pode gerar multa”, explica Maria Eliane.

É importante destacar que a atualização precisa ser feita para todas as espécies animais existentes na propriedade: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

Para fazer a atualização, os produtores iratienses podem utilizar o aplicativo Paraná Agro, o site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br ) ou ir até a unidade local da Adapar, localizada na Rua João Cândido Ferreira, 61 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3422-7554.

 

Fotos: AEN