Projeto Construindo a Liberdade recebe investimentos do Conselho da Comunidade

 

Publicado em: 04/07/2024 18:00 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Whatsapp

 

Na última quarta-feira (03), o Conselho da Comunidade da Comarca de Irati entregou uma máquina de blocos de concreto para a Prefeitura Municipal de Irati. A máquina será utilizada pelos detentos para produção de blocos de concreto e paver que serão utilizados na construção de casas para famílias carentes e obras do município.

O prefeito Jorge Derbli afirma que a iniciativa foi viabilizada pelo Conselho da Comunidade que investiu R$87 mil na aquisição do equipamento. O recurso é oriundo do Sistema Uniformizado de Custas e do pagamento de penas pecuniárias. A Prefeitura, por sua vez, foi responsável pela construção do barracão e do piso onde a máquina está em operação. 

“Estamos inaugurando a fábrica de blocos de concreto que serão produzidos pela mão de obra dos detentos de Irati. Esse projeto, apoiado pelo Conselho da Comunidade, vai beneficiar muitas pessoas que precisam de uma casa. É um ciclo completo: os detentos produzem os blocos e, com a mesma mão de obra, construímos casas para aqueles que mais necessitam”, ressalta Derbli.

O secretário de Habitação, Luís Gustavo Fillus enfatiza que o projeto apresenta benefícios tanto no aspecto financeiro quanto na ressocialização dos detentos. “A aquisição feita pelo Conselho da Comunidade, em parceria com a Prefeitura e o Depen, é um marco. Além de reduzir custos com insumos, promove a ressocialização com os detentos trabalhando diariamente na produção dos blocos. Em apenas sete dias, já foram produzidos aproximadamente 800 blocos, com uma meta de chegar a 200-300 blocos por dia”, complementa Fillus.

A presidente da Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná, Maria Helena Orreda explica que, no Paraná, já existem várias iniciativas de canteiro de trabalho e os detentos têm saído para trabalhar não só em prefeituras como em empresas. Porém, esse trabalho voltado para construção de moradias populares é um projeto piloto que será desenvolvido em Irati.

“Este é um grande sonho para nós, do Conselho da Comunidade, que se tornou realidade. Foi um esforço conjunto, com o objetivo de oferecer às pessoas privadas de liberdade um espaço para cumprimento da pena e iniciação profissional, proporcionando melhores oportunidades ao término da pena. Esse projeto para construção de moradias populares em Irati é uma iniciativa pioneira no Paraná”, conclui Maria Helena.