Serão realizadas obras para minimizar os impactos da escassez de água
Diante do aumento do consumo de água e das altas temperaturas, a Sanepar anuncia investimentos em obras estruturantes e ações emergenciais para garantir o abastecimento no município. A iniciativa foi discutida nesta quarta-feira (12), durante o evento Paraná Mais Cidades 2025, realizado em Foz do Iguaçu, onde o Prefeito Emiliano Gomes e o Diretor-Presidente da Sanepar, Wilson Bley, trataram das principais demandas e investimentos necessários para ampliar o sistema de abastecimento.
Enquanto as obras estruturantes são preparadas, medidas emergenciais estão sendo tomadas para minimizar os impactos do consumo elevado. Entre as ações imediatas estão a substituição de bombas na captação, reforço no sistema de distribuição, testes em um novo poço e a implantação de um reservatório do tipo bag, com capacidade de 500 mil litros.
Como solução estrutural, a Sanepar iniciará, ainda em 2025, uma obra que aumentará a capacidade de produção de água tratada em mais de 50%. O projeto, que está em fase de licitação, prevê a ampliação da captação no Rio Imbituvão, passando de 70 para 115 litros por segundo. Também está prevista a construção de uma adutora de 11 mil metros, uma estação elevatória intermediária de água bruta e melhorias na estação de tratamento de água.
Conforme Bley, a empresa está muito preocupada com a situação do abastecimento em Irati e já está trabalhando em ações emergenciais, iniciativas de curto prazo, e também em obras mais estruturantes. “O consumo está extremamente alto e as temperaturas muito elevadas. Com estas obras emergenciais, queremos dar um equilíbrio, neste momento, para não termos falta de água recorrente e dentro em breve, solucionar a situação. Conversamos toda semana com o Prefeito de Irati e estamos trabalhando para encontrar soluções”, reforça Bley.
Segundo a empresa, nos primeiros 40 dias de 2025, o consumo de água em Irati cresceu significativamente, totalizando 12,4 milhões de litros a mais do que no mesmo período de 2024. Esse aumento gerou quedas no nível dos reservatórios e necessidade de ajustes operacionais no sistema.
Diante desse cenário, a Sanepar reforça a importância do uso consciente da água. A população é orientada a priorizar o consumo para alimentação e higiene pessoal, evitar o desperdício e buscar horários alternativos para atividades que demandam grande volume de água. Pequenas atitudes, como verificar vazamentos, reduzir o tempo de banho e reaproveitar água sempre que possível, fazem toda a diferença para garantir o abastecimento a todos.