Prefeitura de Irati lança campanha de combate aos maus-tratos contra animais

 

Publicado em: 23/04/2025 13:43 | Fonte/Agência: Ana Moraes/SECOM

Whatsapp

 

Ação reforça a importância da conscientização, da denúncia e da responsabilidade na proteção animal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela defesa animal, lançou nesta semana uma campanha de conscientização sobre os maus-tratos a animais. A iniciativa tem como objetivo orientar a população quanto ao que é considerado maus-tratos, além de reforçar a importância das denúncias e divulgar as ações de resgate realizadas pela equipe de defesa animal.

De acordo com Fabiana Godoy, integrante da equipe responsável pela causa animal no município, é fundamental que a comunidade esteja atenta a sinais de maus-tratos e negligência. “Situações como desnutrição, ferimentos, medo excessivo, animais acorrentados por longos períodos, sem acesso a água, alimento ou abrigo, são sinais claros de abuso. É essencial que esses casos sejam denunciados. Além disso, a adoção deve ser feita com responsabilidade”, enfatiza.

A campanha também reforça que os maus-tratos incluem, entre outras situações, o abandono de animais, a privação de alimentação e água, o confinamento em locais inadequados, a exposição a condições climáticas extremas, o uso de força excessiva, a mutilação, o envenenamento, a agressão física, a manutenção em ambientes sem ventilação ou iluminação adequada e a aplicação de punições que causem dor ou sofrimento. A captura de animais silvestres também é considerada crime.

A população pode colaborar com a campanha denunciando casos de maus-tratos, abandono ou qualquer forma de violência contra animais. As denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria Municipal, pelo telefone (42) 3132-6153, ou diretamente com a equipe de defesa animal, pelo número (42) 9162-6823. Também atuam como parceiros nesta rede de proteção a Guarda Municipal, que atende pelo número 153, e a Polícia Militar, pelo telefone 190.

A Prefeitura de Irati reforça o compromisso com a causa animal e convida toda a comunidade a exercer essa responsabilidade cidadã.