Publicado em: 03/04/2013 00:00
Preocupada com a defasagem na alfabetização apresentada por alunos dos 3º anos, a Secretaria Municipal de Educação de Irati reuniu coordenadoras pedagógicas, pedagogas e psicólogas no dia 1º de abril.
No encontro, foram discutidas ações a serem desenvolvidas juntamente com as escolas com o intuito de minimizar este problema. Uma delas será o PIA (Projeto de Intervenção na Alfabetização).
Toda criança deveria chegar ao final do 3º ano do Ensino Fundamental dominando a leitura, interpretação, a produção escrita e as quatro operações. Entretanto, não é o que vem sendo constatado nas escolas brasileiras de modo geral e Irati não foge à regra, observa a secretária de Educação, Claudia Zanlorenzi.
A equipe de profissionais levantou hipóteses sobre as causas das dificuldades nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando desenvolver em curto prazo o PIA para os alunos com atrasos na aprendizagem. Dessa forma, juntamente com as coordenadoras das escolas, serão tomadas algumas medidas emergenciais: sondagens, avaliações diagnósticas, dados sobre o quadro de profissionais, formação continuada e contraturno escolar.
Pretende-se com essas medidas recuperar os alunos que não se encontram no nível apropriado de alfabetização, observa Cláudia, frisando que com isso o município irá garantir o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo IV, que afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, tendo assegurado o direito de igualdade e condições para o acesso e permanência na escola.