Irati promove aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Publicado em: 12/04/2013 00:00

Na próxima segunda-feira (15), acontece em Irati a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento será no salão nobre do CAM (Centro Administrativo Municipal) e terá a presença do prefeito de Irati, Odilon Burgath, e da secretária municipal de Educação, Claudia Zanlorenzi. Aproximadamente 100 professores de alfabetização irão participar do curso, que terá duração total de dois anos. A primeira etapa é de Língua Portuguesa e a segunda de Matemática, sendo que cada etapa terá carga horária de 120 horas por ano. O curso é baseado no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Irati também aderiu a este compromisso, proporcionando aos educadores e aos educandos mais uma oportunidade de crescimento e valorização, observa a secretária de Educação. Em Irati as ações do Pacto serão coordenadas pela professora Marinilce Mendes Soares González. As orientadoras serão as professoras Deise Terezinha Peleke Lara Zene, Edivani de Souza Moura, Edna Aparecida Pereira, Daniele Regina Santos e Margarete Zanlorenço, que receberam formação pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) para exercer essa função.