Prefeito quer ações imediatas de melhorias na escola municipal Pequeno Duque

Publicado em: 15/04/2013 00:00

Na próxima quinta-feira (18), o prefeito de Irati, Odilon Burgath, irá se reunir com a APMF (Associação dos Pais, Mestres e Funcionários), pais, secretaria municipal de Educação e comunidade para discutir estratégias para melhorias de qualidade na escola municipal Pequeno Duque, que, embora tenha menos de um ano de funcionamento, enfrenta diversos problemas estruturais. A reunião é aberta à comunidade e acontecerá na escola, às 19h30. A situação de risco dos alunos na escola precisa ser resolvida. A Educação é nossa prioridade e para que as crianças aprendam, elas precisam de uma estrutura de qualidade e segura, que lhes proporcione conforto para se dedicarem aos estudos. A prefeitura fará o que estiver ao seu alcance para resolver os problemas da escola Municipal Pequeno Duque, observa o prefeito, Odilon Burgath. A escola fica na Avenida João Stoklos, na região denominada como Centro Cívico. O prédio foi inaugurado em 31 de outubro de 2012. Ela atende 195 alunos do Jardim III ao 5º ano. O espaço tem 1.053m² de área construída. A obra foi feita com investimento de R$ 1,34 milhão, sendo R$ 1,04 milhão custeado pelo Município e R$ 300 mil de repasse do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Desde sua inauguração, a escola apresenta problemas estruturais que precisam ser resolvidos para que ela seja regularizada pelo Núcleo Regional de Educação. Entre as irregularidades estão as paredes com textura, as calçadas internas, o acesso à escola e o forro de policarbonato. A textura da parede pode causar arranhões e cortes nos alunos. O forro tem problemas que ocasionam goteiras nos dias de chuva. As calçadas são inadequadas e o acesso à escola causam dificuldades aos usuários, principalmente nos períodos chuvosos. A escola também foi construída sem quadra esportiva para a realização de aulas de educação física. A secretária municipal de Educação, Claudia Zanlorenzi, afirma que irá propor parcerias para que todos os problemas sejam sanados. Iremos fazer um trabalho coletivo para resolver a situação. Também iremos propor que seja feito um muro e vidro para o refeitório, diz a secretária, temendo que com as baixas temperaturas no inverno os alunos não possam utilizar a área.