Irati poderá ter nova Unidade de Pronto Atendimento

Publicado em: 18/04/2013 00:00

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (17), a seleção dos municípios paranaenses que poderão receber recursos para construção de novas unidades ou ampliação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A lista tem 13 cidades, entre elas Irati, que se for contemplada instalará a nova unidade na Vila São João, o bairro mais populoso da cidade. A prefeitura poderá receber até R$ 2,2 milhões para a construção e também para aquisição de equipamentos. Se instalada em Irati, a UPA deve ser do tipo I, com no mínimo dois médicos de plantão, sendo um pediatra e um clínico geral. A unidade terá de cinco a oito leitos de observação e vai realizar cerca de 4 mil atendimentos médicos e 20 mil atendimentos de enfermagem para a cidade e região. De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu, grande defensor das ações em saúde para os municípios do estado, esta seleção é a primeira etapa do processo. Agora, é necessário que os municípios apresentem a documentação exigida para o sistema do Fundo Nacional de Saúde, de 18 de abril a 8 de maio, para uma nova análise e definição das cidades a serem contempladas, alertou o parlamentar. Odilon Burgath, prefeito do município, informou que a prefeitura já está providenciando todos os documentos necessários para o Ministério e que faz questão que o município seja habilitado para receber os recursos. A conquista dessa UPA é a realização de um sonho para nossa população. Só temos a agradecer ao deputado Zeca Dirceu e todos aqueles que se empenharam neste intenso trabalho junto ao Ministério da Saúde. Eu fui pessoalmente a Brasília tratar do tema e não medirei esforços pra que este sonho se torne realidade. Estamos a um passo de conseguir, disse Odilon. UPA A UPA é uma unidade intermediária entre os postos de saúde e os hospitais. Resolve as urgências e emergência que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) não conseguem atender, e desafogam os hospitais, solucionando 97% dos casos na própria unidade.