Prefeitura lança o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município

Publicado em: 19/04/2013 00:00

Na segunda-feira (15), a prefeitura municipal de Irati, por meio da secretaria municipal de Educação, realizou o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento aconteceu no salão nobre do CAM (Centro Administrativo Municipal). De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Zanlorenzi, a adesão ao projeto representa um avanço significativo na qualidade da educação no município. O curso terá a duração de dois anos, com participação de aproximadamente 100 professores da rede municipal de ensino de Irati. A primeira etapa é de Língua Portuguesa e a segunda de Matemática, sendo que cada uma terá carga horária de 120 horas por ano. O curso é baseado no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. COORDENA?O Em Irati as ações do Pacto estão sendo coordenadas pela professora Marinilce Mendes Soares González. As orientadoras são as professoras Deise Terezinha Peleke Lara Zene, Edivani de Souza Moura, Edna Aparecida Pereira, Daniele Regina Santos e Margarete Zanlorenço, que receberam formação pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) para exercer essa função. PACTO O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Irati também aderiu a este compromisso, proporcionando aos educadores e aos educandos mais uma oportunidade de crescimento e valorização, observa a secretária de Educação.