Publicado em: 26/01/2012 00:00
No próximo dia 8 de fevereiro, cerca de 5.300 crianças devem retornar às aulas nas escolas municipais de Irati. Novidades como a ampliação de espaços de interação e aprendizagem e a oferta do ensino integral em outras duas escolas deverão marcar o ano letivo de 2012.
A secretária Municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, comenta que este ano as turmas escolares terão uma média de 25 alunos por sala de aula. Esse número vai melhorar o desempenho do aprendizado. Turmas menores proporcionam maior dinamismo e aproveitamento dos temas expostos, fala Zenilda.
A secretária cita que o transporte escolar precisou ser ampliado para suprir a demanda. Devido ao aumento da procura pelo transporte e buscando melhor atender os alunos, dois novos ônibus serão incluídos na frota escolar, conta.
A Secretaria Municipal de Educação solicita aos pais que ainda não atualizaram a matrícula do filho, que procurem o quanto antes a escola mais próxima.
Investimento em educação
O prefeito Sergio Stoklos, aponta que a educação é o princípio e a base de qualquer mudança. Investimos constantemente no setor da educação, buscando dar mais recursos à aprendizagem de nossas crianças, tanto em questão de infraestrutura nas escolas, quanto em profissionais capacitados. Somente a parceria entre o Poder Público, pais, escola e comunidade pode interferir e transformar a educação em um município ou em um país, afirma Sergio Stoklos.
Este ano, a Secretaria Municipal de Educação estará implantando salas multifuncionais em três escolas de Irati. Esses espaços buscam recriar alternativas que prendam e despertem o interesse do aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem, declara. Ela ainda cita que outras duas escolas devem receber salas multifuncionais durante o ano de 2012.
Zenilda menciona os programas realizados em parceria com o Governo Federal, que buscam levar mais recursos e oportunidades para o ambiente escolar. Em 2012, mais duas escolas de Irati terão o Mais Educação, que se trata de um programa em que o aluno fica em tempo integral na escola. Para isso, as escolas passarão por avaliação, a fim de verificar se elas oferecem espaço adequado para receber as crianças durante todo o dia, informa a secretária. Em 2011, a Escola Mercedes Braga, situada no Bairro Alto da Lagoa, foi a primeira unidade que teve sua carga horária estendida em período integral aos alunos.
Ainda de acordo com Zenilda, um dos temas que será trabalhado nas salas de aula é a Cultura da Paz na Escola. Vamos oferecer instrumentos para que o aluno perceba a importância da valorização da paz, não apenas em ambiente escolar e familiar, mas principalmente, na comunidade em que vive. ?? uma forma de orientar esse aluno nos seus relacionamentos e em atitudes que podem fazer toda a diferença em sua vida, destaca a secretária.
Retorno dos educadores
Os professores têm marcado para o seu retorno a capacitação pedagógica, que deve acontecer nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Este ano, o encontro ocorrerá reunindo os docentes em cada escola, diferente dos anos anteriores, quando todos os professores do Município participavam de uma mesma atividade pedagógica.
Esse novo formato de atualização e orientação dos professores visa focar o ambiente e a realidade em que eles trabalham. A coordenação e direção de cada escola já passaram por treinamento para realizar essa atividade mais direcionada, mas teremos funcionários da Secretaria de Educação acompanhando as orientações nas escolas, declara.
A secretária destaca também as ações direcionadas à capacitação dos professores que acontecem durante todo ano, como orientações e reforço no que se refere a alfabetização, português e matemática, educação infantil, entre outros. Ainda existe apoio para a realização de cursos como Programa de Formação na Escola, Programa de Pró-Letramento, Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), entre outros.
Além da capacitação oferecida pelo Sefe, mais de 1.000 crianças da Educação Infantil receberão apostilas do Sistema, que ajudará a direcionar os ensinamentos e lições em sala de aula, conta a secretária.
Novas Obras
Neste ano de 2012, duas novas obras irão reforçar a oferta de vagas e espaços para a educação. Trata-se da creche no Bairro Canisianas e da Escola Pequeno Duque no Centro Cívico, na Avenida João Stoklos.
No momento além da nova creche e escola, há obras como o Centro da Juventude e o Centro da Convivência, que serão espaços voltados para a interação e aprendizado das crianças e jovens de Irati. Nesses lugares, eles terão oportunidade de aprender e visualizar um futuro melhor, salienta o prefeito Sergio Stoklos.
Além das novas obras, a secretária menciona a acessibilidade e melhorias nos espaços físicos das escolas do Município. Zenilda ainda relata sobre as novas mobílias adquiridas para as salas de educação infantil e sobre a compra de livros.
Uma boa escola é a união de vários itens, e precisa de investimentos constantes na estrutura, no pessoal e nos equipamentos. A Prefeitura Municipal vem nos oferecendo esses instrumentos, que nos dá a possibilidade de proporcionar uma educação e ambiente escolar de qualidade aos nossos alunos, conclui Zenilda.