Profissionais de saúde do município participam de palestra sobre consumo de drogas e álcool

Publicado em: 03/05/2013 00:00

Com o objetivo de mostrar a importância da formação da rede e a valorização do trabalho multiprofissional, interdisciplinar e a inversão do modelo assistencial em saúde mental em Irati, aconteceu na sexta-feira (3), uma palestra com a psicóloga e jornalista Rosa Teresinha Rocha Mayer . O evento ocorreu no CAM (Centro Administrativo Municipal). Foram abordados os temas: drogas, álcool e a redução de danos. Diversas secretarias municipais e outros órgãos locais participaram do evento, a exemplo da Secretaria de Saúde, Unicentro , Secretaria de Educação, Secretaria de Bem Estar Social, Conselho Tutelar e psicólogos de diversas instituições. Segundo o secretário municipal de Saúde de Irati, Leandro Ditzel, é muito importante que todos os secretários, psicólogos e trabalhadores públicos se unam para formar a rede em Irati, que é um sonho para a cidade. Uma rede em que todos os profissionais tenham o mesmo grau de importância e com o mesmo foco: a saúde, explica. A palestrante, Rosa Teresinha Rocha Mayer, tem amplo conhecimento na área. Fez mestrado em Psicologia Social, Institucional e especialização em Saúde Pública. Ela abordou alguns temas polêmicos, como a criação de clínicas públicas em Irati, tratamento de ajuda ao usuário e família. Um dos temas teve maior destaque foi a questão das clínicas reabilitação particulares e públicas. Rosa comentou que não é necessária uma clínica de reabilitação pública e nem particular em Irati porque com o entusiasmo da nova equipe, aliado à colaboração do SUS e outros departamentos, é possível ajudar usuários e prevenir a drogadição entre os jovens. A palestrante também propôs uma dinâmica de grupo para todas as secretarias e psicólogos. Cada grupo teria que criar uma situação conforme o seu meio de convivência e encontrar um estratégia para solucionar os problemas de Irati. Esta atividade teve objetivo de que essas soluções sugeridas pelos grupos possam ser aplicadas na prática em seu cotidiano de trabalho.