Publicado em: 10/06/2013 00:00
A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil continua até o dia 21 de junho. Em Irati, 3.634 crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos podem ser vacinadas. Os pais devem procurar as unidades de saúde do município, portando a carteirinha de vacinação, que é indispensável para a aplicação da dose.
A vacina é em gotas e extremamente segura, não havendo contraindicações. Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacina, pode evitar a doença. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
MOBILIZA?O
No sábado (8), ocorreu a mobilização nacional da campanha de vacinação contra a Poliomielite. Em Irati, 61% das crianças que poderiam receber a vacina foram imunizadas, totalizando 2.216 crianças vacinadas.
A DOEN??A
A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). ?? altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.
HIST??RICO
O Brasil serviu de exemplo para outros países ao adotar, a partir do ano de 1980, a estratégia anual de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite em duas etapas, vacinando crianças menores de cinco anos de idade independente do estado vacinal anterior.
O último caso registrado da doença no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.
GRIPE
As crianças menores de cinco anos também podem receber a vacina contra a gripe. Após o término da campanha de vacinação, em maio, como restaram doses da vacina, o grupo foi incluso, uma vez que, de acordo com parecer da comissão estadual de infectologia, estudos científicos que revelam que as crianças nesta faixa etária estão mais suscetíveis à gripe e o risco de complicações pela doença é maior. Para que elas sejam imunizadas contra a gripe os pais devem levá-las a uma unidade de saúde municipal.