Vice-governador participa de cerimônia de inauguração em Cerro do Canhadão

Publicado em: 17/06/2013 00:00

O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, participou da cerimônia de inauguração do barracão comunitário da comunidade rural de Cerro do Canhadão, em Irati, no sábado (15). Arns foi recepcionado pela comunidade local e autoridades, entre elas o prefeito de Irati, Odilon Burgath, e o vice-prefeito, Renato Berger. O barracão tem 400 m² e foi construído em terreno da prefeitura. A obra recebeu investimentos totais de R$ 186.125,26. Sendo R$ 146.250 do Ministério da Agricultura, por meio de emenda parlamentar do então senador, Flávio Arns, e R$39.875,26 de contrapartida da prefeitura municipal de Irati. Mais de 60 famílias irão se beneficiar. São 28 famílias associadas à Associação dos Agricultores Unidos do Cerro do Canhadão, além de agricultores das comunidades de Faxinal dos da Luz, Barra do Gavião e Empossados De acordo com Flávio, este é o primeiro barracão comunitário na área rural que foi construído em Irati, o qual deve servir de exemplo para outras organizações de agricultores. Nos comprometemos em ajudar com aquilo que for necessário, com equipamentos, materiais, cursos profissionalizantes e tudo aquilo que vocês precisarem para que possamos trabalhar juntos pelo crescimento desta comunidade e a manutenção deste local, afirmou o vice-governador. O presidente da associação de agricultores, João Bonki Neto, frisou a luta da comunidade para conquistar o imóvel. Nós sabemos que a luta é árdua, mas satisfatória. Por isso precisamos do apoio do Município, do Estado e do Governo Federal, disse o agricultor. O prefeito e o vice-prefeito de Irati elogiaram a iniciativa e pediram o apoio do vice-governador para a melhoria da estrada que liga Irati à comunidade rural. Para que possamos manter a população no meio rural precisamos oferecer estrutura, que abrange desde as estruturas de comunicação, como telefone e internet, até a manutenção de estradas que ofereçam qualidade para o transporte da produção e dos moradores, afirmou Berger. O trabalho da comunidade em mostrar esta necessidade ao então senador foi relevante e hoje trazemos a ele também a necessidade de recuperação do asfalto que liga o distrito de Gonçalves Junior a área central do município, complementou Odilon. Também participaram do evento o presidente da Amcespar (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná) e prefeito de Rebouças, Claudemir Herthel, o presidente da Câmara de Vereadores, Amilton Koministki, o vereador, Hélio de Mello, e o secretário municipal de Agricultura, Claudio Ramos, entre outras autoridades locais.