Segundo encontro dá continuidade ao plano municipal de agroecologia

Publicado em: 20/06/2013 00:00

No primeiro encontro, um diagnóstico sobre a agroecologia e a realidade do município foi elaborado pelos participantes. De acordo com o chefe de departamento da secretaria, Gelson Luiz de Paula, nesta segunda reunião, produtores, representantes da prefeitura municipal de Irati, Embapa, Iapar, IFPR e SBTA devem definir as ações e estratégias para cada eixo temático. Várias ações devem ser desenvolvidas em parceria. Vamos dialogar com os produtores e entidades, levantando as contribuições que podem ser dadas para a elaboração do plano municipal de agroecologia, que futuramente dará origem ao departamento municipal de agroecologia, observou. Para o produtor e presidente da Feira do Produtor Iratiense, Oscar Orchel, a agroecologia permite um ganho maior, uma vez que o produtor não precisa investir em agrotóxicos, além de representar segurança para produtores e consumidores. Eu vejo que o alimento agroecológico é o futuro. Aqui em Irati ainda não encontramos produtos e assistência técnica para produzir o alimento agroecológico, mas já temos um grande mercado e consumidores que preferem não consumir os alimentos cultivados de maneira tradicional, relatou o produtor. O engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura e também fruticultor, Antonio Sidnei Martins, destacou a redução de custos e riscos para os agricultores. Nós percebemos a necessidade, pois sabemos do risco que corremos ao manusear os agroquímicos, além de termos uma redução de custos para a produção,afirmou.