Secretarias trabalham de maneira integrada para auxiliar vítimas de alagamentos

Publicado em: 21/06/2013 00:00

Desde a madrugada desta sexta-feira (21), equipes de todas as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão mobilizadas para prestar auxílio aos moradores de Irati que tiveram suas casas invadidas pela água ou danificadas pela enchente. Nosso principal objetivo neste momento é preservar a vida das pessoas. Toda nossa equipe está focada em auxiliar as vítimas, pois a população é nosso maior bem, diz o prefeito de Irati, Odilon Burgath. Até as 17h desta sexta-feira (21), a equipe do Pátio de Máquinas da prefeitura municipal de Irati, que mantém um pluviômetro cujos dados são colhidos diariamente, registrou a ocorrência de 282 milímetros de chuva desde a noite de quarta-feira (19). A diretora de operações da Defesa Civil de Irati, Rozenilda Romaniw Bárbara, afirma que um levantamento preliminar aponta que os problemas causados pela chuva foram maiores do que aqueles ocorridos nos anos de 2010, 2011 e 2012, quando o município também registrou problemas relacionados à ocorrência de chuvas torrenciais. MEIO AMBIENTE E EDUCA?O De acordo com o secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Osvaldo Zaboroski, toda a equipe e estrutura da secretaria foi disponibilizada para dar apoio aos moradores. Com os alagamentos e devido à previsão de mais chuva, os colaboradores orientaram moradores a retirar seus pertences das casas. Estamos com um bote, dois tratores e 16 pessoas atuando nos bairros. Durante a manhã retiramos pessoas e animais ilhados, além de móveis e pertences de moradores, conta Zaboroski. Os móveis e eletrodomésticos retirados das casas foram levados para o Centro Municipal de Educação Tempo de Construir, no bairro Canisianas. Em parceria com a secretaria municipal de Educação disponibilizamos uma sala para que as pessoas pudessem guardar suas coisas e evitar mais prejuízos, diz o secretário. A escola municipal Francisco Vieira de Araújo também foi disponibilizada pela secretaria municipal de Educação para servir como abrigo para as pessoas que precisaram sair de suas moradias. SA??DE Funcionários da secretaria municipal de Saúde prestaram atendimento médico às pessoas que necessitaram, como foi o caso de um morador hipertenso que saiu de casa sem apanhar os remédios que precisava. Nossa equipe esteve no abrigo, mediu a pressão do paciente e providenciou a medicação necessária, relata o secretário municipal de Saúde, Leandro Ditzel. Ditzel destaca que neste momento também é importante conscientizar a população sobre os perigos da leptospirose, que pode ser transmitida pelo contato com a água de enchente e alagamentos. Qualquer pessoa que tiver contato com a água de enchentes ou lama contaminada poderá se infectar. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração da bactéria. Nós estamos orientando a população, em especial aquelas pessoas que estão nas áreas alagadas, observa o secretário. BEM ESTAR SOCIAL Técnicos da secretaria municipal de Bem Estar Social, Habitação e Cidadania, além de prestarem atendimento psicológico às vítimas e auxiliar no resgate daquelas pessoas que ficaram ilhadas durante a madrugada, estão realizando o cadastro de pessoas afetadas e prejuízos ocasionados pela enchente e alagamentos. Num primeiro momento, nossa prioridade era retirar as pessoas das situações de risco e colocá-las em abrigos seguros. Agora estamos visitando as casas atingidas e conversando com moradores para contabilizarmos os prejuízos e cadastramos todas as vítimas, diz a secretária, Karen Quoos Seidel. PROVOPAR No PROVOPAR Municipal estão sendo concentradas as doações enviadas pela comunidade iratiense. Colchões, cobertores, roupas e alimentos estão sendo recebidos e enviados às famílias necessitadas. Quem desejar contribuir pode encaminhar as doações à sede do PROVOPAR, situada à Rua Alfredo Bufrem, 334, no Centro. A prefeitura também disponibilizou um veículo para coletar as doações nas residências. Para agendar a coleta deve-se ligar para o telefone 9802-4075.