Publicado em: 27/06/2013 00:00
O município de Irati declarou na quarta-feira (26), por meio do decreto 405/2013, situação de emergência devido às chuvas que atingiram áreas rurais e urbanas nos dias 19, 20, 21 e 24 de junho de 2013, ocasionando prejuízos materiais e ambientais ao patrimônio público e privado.
Das 20h do dia 19 de junho às 6h do dia 21 de junho, o pluviômetro do Pátio de Máquinas da Prefeitura Municipal de Irati registrou 265 mm de chuva, mais do que esperado para o mês inteiro, que tem histórico de 150 mm mensais, conforme dados da SEAB (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento). No dia 24 de junho, mais 70 mm de chuva foram registrados no município.
Devido ao excesso de chuva, aproximadamente 300 residências foram invadidas pela água. Com isso, 40 pessoas ficaram desabrigadas, sendo levadas a abrigos públicos. Outras 500 pessoas ficaram desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas residências, abrigando-se em casa de familiares e amigos. As estradas rurais foram danificadas, impedindo a circulação de ônibus escolares, levando à suspensão das aulas nas escolas rurais do município por quatro dias.
A situação de emergência foi decretada conforme as previsões da Lei Orgânica do Município de 15/07/1990, e do Inciso IV do artigo 8º da Lei Federal nº 12.608 de 10 de abril de 2012. O decreto permite que o município receba auxílio dos governos estadual e federal, além de ter legitimidade para mobilizar voluntários e arrecadar recursos para auxiliar as pessoas afetadas pela chuva e reconstrução das áreas danificadas.
PROVID??NCIAS
As famílias afetadas pelas chuvas foram imediatamente cadastradas pela secretaria municipal de Bem Estar Social e receberam doações de alimentos, colchões, cobertores e roupas, além de acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. Estudos estão sendo realizados nos pontos de alagamento para que os problemas não voltem a acontecer. Em alguns locais já foi diagnosticada a necessidade de troca de manilhas e limpezas, que devem ser realizadas em breve.