Colaboradores participam de curso de geoprocessamento

Publicado em: 02/07/2013 00:00

A prefeitura de Irati realizou treinamento de 40 horas com seis funcionários de diversos setores, sobre o software ArcGIS 10.1, que permitirá a atualização da base cartográfica e cadastral do município. O treinamento ocorreu entre os dias 24 a 28 de junho, na prefeitura. A atualização visa ao melhor atendimento à população, como também apresentar uma melhor leitura do município, pois através dos dados tabulares inseridos no software poderão ser gerados os mais diversos mapas que mostrarão a realidade do município, conta a funcionária do setor de patrimônio que participou do curso, Susimara Chimenka da Souza. A prefeitura já utilizava uma versão antiga do sistema. A nova versão possui mais ferramentas e poderá munir a administração pública de informações importantes para o seu desenvolvimento. Segundo Susimara, as informações de dados tabulares e mapas gerados irão subsidiar a tomada de decisões nas mais variadas áreas como saúde, educação, meio ambiente, planejamento urbano e rural, serviços urbanos, habitação, assistência social, infraestrutura e obras públicas. O grupo de funcionários que recebeu o treinamento está empolgado com as inúmeras funcionalidades desse software, pois a quantidade de informações que podem ser geradas com o cruzamento de dados é enorme, variando desde mapas simples, como o de população de Irati por bairro, até mapas mais complexos, como o mapa altimétrico da área urbana de Irati, com população em áreas de risco de enchente, observa a colaboradora.