Publicado em: 04/07/2013 00:00
Irati está realizando nesta quinta-feira (4) a III Conferência Municipal de Cultura. Representantes do poder público e sociedade civil estão debatendo o tema uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura. O encontro acontece na associação dos funcionários públicos municipais durante todo o dia.
Pela manhã ocorreu a abertura do evento, leitura do regimento interno e a palestra com o coordenador de atividades culturais do Museu Oscar Niemeyer, José Roberto França. Ele falou sobre o sistema nacional de cultura, abordando também questões de âmbito estadual e municipal, que devem ser debatidas na conferência. O coral Galdeamus in Domino realizou a apresentação de duas músicas, sob a regência do maestro e compositor de música gospel, João Wilson Faustini.
O prefeito de Irati, Odilon Burgath, destacou na abertura da conferência a importância de se debater o tema com artistas e pessoas ligadas à área no município. A cultura está intimamente ligada à educação. Em nosso programa de governo temos a proposta de apoiar o desenvolvimento cultural e da criação de um Fundo Municipal de Cultura. Hoje será um dia de muito trabalho, de exposição de propostas e resultados que vão nos dar diretrizes para um trabalho no governo municipal que assegure o desenvolvimento cultural de nosso município, observou o prefeito.
O deputado estadual e presidente da comissão de cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, Péricles de Mello, também participou do evento e expos ideias que podem auxiliar o município. Irati é uma cidade que tem traços culturais muito fortes. Vim até aqui para apresentar sugestões de ações que podem ser aplicadas ao município, afirmou.
Para a secretária municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Lazer e Desportos, Claudete Basen, a reunião de pessoas ligadas à cultura local tem grande importância para Irati, em especial para apoiar os grupos culturais locais. A arte, a educação e a cultura são instrumentos poderosos para reconstruir o tecido social. ?? nosso dever lutar pela cultura como um direito da população, disse a secretária.
No período da tarde haverá discussão sobre os eixos propostos pelo Ministério da Cultura e a eleição de delegados que irão representar Irati na etapa estadual da Conferência Nacional de Cultura.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto: Carolina Filipaki
Fotos: Luiz Felipe de Carvalho