Publicado em: 30/07/2013 00:00
Na próxima terça-feira (06/08), a secretaria municipal de Bem Estar Social, Habitação e Cidadania irá realizar cadastro de famílias de baixa renda da comunidade de Guamirim, interessadas em participar dos programas sociais do Governo Federal. Além dos moradores do distrito, os habitantes das comunidades próximas também poderão se cadastrar.
A equipe da secretaria estará na escola municipal de Guamirim, na terça-feira, das 9 às 16h. Os interessados devem comparecer ao local, portando toda a documentação pessoal de todos os componentes da família, além de uma conta de luz e o bloco de produtor. Somente poderão ser inseridas no Cadastro ??nico famílias que tenham renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos.
Esta ação tem o objetivo de cadastrar famílias de baixa renda que ainda não fazem parte do Cad??nico, a fim de incluí-las em programas sociais do Governo, tais como o programa do leite, bolsa família, tarifa social da luz, desconto do INSS e habitação, entre outros.
A equipe do Cad??nico informa que o recadastramento das famílias que já são beneficiárias deve ser realizado no CAM (Centro Administrativo Municipal), na secretaria municipal de Bem Estar Social, Habitação e Cidadania. O CAM fica ao lado da Matriz Nossa Senhora da Luz, na rua Coronel Pires, 826 Centro.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Carolina Filipaki
Cadastro ??nico
O Cadastro ??nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cad??nico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm:
§ renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou
§ renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro ??nico permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro ??nico. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Atualmente, o Cadastro ??nico conta com mais de 21 milhões de famílias inscritas.
O Cadastro ??nico é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Fonte: Governo Federal