Publicado em: 31/07/2013 00:00
O município de Irati recebeu na tarde desta terça-feira (30) a segunda patrulha rural destinada à Amcespar (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná) e CONDER (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional). O governador do Paraná, Beto Richa, realizou a entrega ao prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath, que foi o primeiro município sorteado para utilizar o maquinário.
Em Irati temos mais de 3.500 km de estradas rurais. Desde o início do ano investimos mais de R$ 2,3 milhões na recuperação das nossas estradas, afinal, é por elas que passa o desenvolvimento do nosso município. Boas estradas garantem o transporte de moradores para tratamento de saúde e para as escolas, além do escoamento da safra. Por isso estamos muito contentes com o recebimento deste maquinário, observou Odilon.
O governador destacou a importância do investimento em melhorias nas estradas rurais de todo o estado. Temos 110 mil km de estradas rurais no Paraná. Aqui no CONDER temos duas patrulhas que chegaram em um momento oportuno, após um período de muita chuva, que deteriorou as estradas, afirmou Richa.
REIVINDICA?ES
Odilon aproveitou o contato com o governador para reivindicar investimentos para Irati. Nós precisamos de veículos para o setor de saúde, necessitamos de novas ambulâncias. A estrada de Gonçalves Junior precisa de reparos emergenciais,pois é uma importante via de acesso do nosso município, listou o prefeito de Irati.
Ele solicitou também o retorno do escritório regional da Sanepar para o município e auxílio nO desassoreamento do Rio das Antas. Irati foi um dos municípios mais atingidos pelas chuvas e precisamos evitar que isso aconteça novamente. Nós temos um plano de desassoreamento para o rio, mas não dispomos das máquinas necessárias, disse Odilon.
O governador do Paraná afirmou que os investimentos serão destinados ao município, conforme a disponibilidade do Estado. Não temos ambulâncias disponíveis neste momento, mas estamos adquirindo e tão logo tenhamos disponíveis o município de Irati será contemplado, comprometeu-se Richa. Ele frisou também que irá lutar pelo retorno do escritório regional da Sanepar para Irati e destacou a retomada das obras do centro Cultural Denise Stoklos, cuja licitação deve ocorrer nas próximas semanas.
INDUSTRIALIZA?O
O prefeito de Irati agradeceu ao Governo do Estado e prefeitos da região pelo apoio na luta pela industrialização do município. Quero agradecer a acolhida de vocês e o auxílio, por meio do programa Paraná Competitivo. Irati não tem bandeira partidária e estamos unidos pelo bem de nosso município, agradeceu Odilon.
O programa Paraná Competitivo foi uma ótima iniciativa de nosso governo. Garantimos segurança jurídica, parcerias e diálogo com os investidores. Sabemos que uma grande empresa de laticínios está avaliando entre Irati e Ipiranga para instalar sua nova sede. Torcemos para que seja uma boa escolha, que possa beneficiar a região, respondeu Richa.
AUTORIDADES
Participaram da cerimônia os chefes de escritórios locais de diversos órgãos estaduais, prefeitos da região, vereadores e secretários municipais. Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Artagão Junior, Alexandre Curi, Valdir Rossoni e Luiz Claudio Romanelli; além do deputado federal, Sandro Alex.
PROGRAMA
O programa Patrulha Rural, do Governo do Estado visa, através de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção delas de forma integrada às práticas conservacionistas, para que, além de permitir a trafegabilidade, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.
Em Irati, o maquinário será utilizado para obras na estrada que vai de Água Clara a Itapará e de Itapará a Gonçalves Junior. O município tem 60 dias corridos para utilizar o maquinário.
O CONDER, que foi contemplado com duas patrulhas, é composto pelos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Ivai, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Os municípios irão utilizar o maquinário por meio de rodízio. Através de sorteio, a ordem de utilização do maquinário foi definida. Irati e Inácio Martins foram os primeiros municípios a serem sorteados para a utilização das máquinas.
Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. Os municípios são responsáveis por ceder o combustível e funcionários para operar o maquinário.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto: Carolina Filipaki
Fotos: Felipe Carvalho